Violência urbana no Brasil

Envie sua redação para correção
    No filme "Cidade de Deus" produzido em 2002, é retratado uma sociedade marcada por uma forte divisão de classes, violência aos mais pobres e consequentemente sua exclusão a cidadania. Embora, apesar de ser uma ficção, nota-se que, essa realidade ainda estar presente no país, uma vez que, a violência urbana é por parte construida pela segregação social e o preconceito formado pela sociedade em virtude a concepções preestabelecidas. Nesse aspecto, questões educacionais e sobre a desigualde social, devem ser discutidas, afim de serem combatidas.
          A princípio, é possível perceber que, a instrução educacional na sociedade brasileira, reflete na ação e nos impulsos dos indivíduos. Consoante ao filósofo Immanuel Kant, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele". De maneira análoga, no Brasil, observa-se uma conjuntura ao que se diz respeito a instrução de conceitos ou parâmetros sobre a população mais pobre, no qual, desenvolve uma cultura divisória e excludente aos índividuos que são marginalizados. Assim, fica propício a ocorrência de atos de violência como apresentado no filme.
         Em segundo plano, a violência é por parte constituida pela desigualdade. De acordo ao antropólogo Darcy Ribeiro, o Brasil foi o último país a acabar com a escravidão, mas sua herança perversa, persiste em tornar a classe dominante enferma de desigualdade e descaso. Nesse sentido, nota-se uma assimetria social, onde a inferiorização das pessoas por sua classe social é uma consequência dos parâmetros instigados pela sociedade e geradora dessas agressões contra toda a população nacional.
          Portanto, é necessário que medidas para reduzir ou amenizar a violência urbana sejam evidenciadas. Desse modo, cabe ao Ministério da Justiça juntamente com a mídia televisiva, - já que, respectivamente, são autoridade política e influenciador publicitário -, devem na mesma ordem, formular leis e notícias, por meio de campanhas publicitárias  sobre o assunto, com o intuito de instruir a população sobre o fato. Posto isso, poderá sair do contexto conflituoso vivido no filme "Cidade de Deus".