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Enviada em: 16/03/2019

De acordo com a Declaração Universal dos direitos humanos – promulgada em 1948 pela ONU (Organização das Nações Unidas) – é direito de todos os cidadãos, sem qualquer distinção, a segurança. Todavia, o cenário de violência urbana impede que isso aconteça na prática, devido, não só a uma liberdade ameaçada, como também uma educação caótica. Nesse contexto, evidencia-se a necessidade de serem tomadas atitudes pelas autoridades competentes para reverter esse impasse.    Convém ressaltar, a princípio, que a Constituição Federal de 1988, em vigor até hoje, está entre as razões para a permanência da problemática. De maneira análoga a Aristóteles no livro “Ética a Nicômaco”, a política existe para garantir a felicidade dos cidadãos. Porém, é notório que o aumento da violência das cidades, viola esse benefício, principalmente, no que se refere ao proletariado, tendo em vista que em busca de oportunidades, os perigos são mais oportunos e que, por isso, é um mal a ser combatido em todo território nacional.    Igualmente, destaca-se, o fator educacional como mais um desafio a ser combatido. Entretanto, faltam medidas efetivas por parte das autoridades competentes para que a conjuntura brasileira seja alterada. Isso, consoante ao pensamento de Nelson Mandela de que apenas a educação é capaz de mudar o mundo, expõe que esse conceito encontra-se deturpado no país, à medida que os investimentos destinados à educação só decrescem, dessa forma, os direitos constitucionais previstos no artigo 205 da Carta Magna permanecem somente no papel.    Diante do exposto, medidas são indispensáveis para solução do problema. Sendo assim, é primordial que o Governo, em parceria com o MEC, financie objetos educacionais nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Nesse sentido, o intuito de tal medida, deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar, e sua erradicação. Ações do presente, são capazes de modificar o futuro.