Entenda a diferença entre esta, está e estar

Roberta Rinaldi Dicas de Português

Um erro comum na redação, muito ligado à nossa reprodução automática da oralidade quando escrevemos, é a mania de supressão do “r” no infinitivo dos verbos. Por exemplo, quando falamos “por estar mais preparado, foi bem na prova”, é comum que o “r” não seja tão expressivo na fala, passando a impressão de que dizemos “por está mais preparado, foi bem na prova”. O problema é quando internalizamos isso e reproduzimos na escrita, nos esquecendo do “r” no final da palavra, o que é considerado um erro. Elaboramos este post para que você entenda a diferença entre esta, está e estar, para não errar mais! Confira:

ESTA  

“Esta” é um pronome demonstrativo. Sua função, basicamente, é situar algo ou alguém no tempo e no espaço, além de substituir e retomar palavras, com o propósito de não repeti-las insistentemente em um mesmo parágrafo, por exemplo. Se estamos falando de algo ou de alguém que está próximo naquele momento de fala ou quando queremos introduzir algo que ainda será mencionado no discurso, usamos este pronome e suas formas variáveis: este, isto, estes, estas. A sílaba tônica desta palavra, ou seja, a que pronunciamos de forma mais expressiva é “es”. ES-ta.

Exemplo: Minha sugestão é esta: beba água, pois ela é fundamental!

Leia o post completo sobre o uso dos pronomes demonstrativos clicando AQUI.

ESTÁ  

“Está” é a flexão do verbo “estar” do qual trataremos abaixo. Há duas flexões possíveis para esta forma: 3ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele ou ela está) e 2ª pessoa do imperativo afirmativo (está tu). A sílaba tônica da palavra é “tá”, claramente marcada pelo acento.

Exemplo: Está tudo bem com sua família?

ESTAR

A palavra “estar” é um verbo em sua forma do infinitivo, ou seja, todas as conjugações vêm dele. Ele indica o estado ou a condição de algo. Assim como outros verbos, como “fazer”, “falar”, “comer” ou “ir”, por exemplo, em sua forma do infinitivo não pode ser usado como um tempo verbal. Portanto, nada de dizer “Maria estar vestida de preto.” É preciso conjugar: “Maria está vestida de preto.”

Agora que você já sabe a diferença, é só ter atenção na hora de escrever! Veja mais dicas de português como essa clicando AQUI.

Ah, e não esquece de compartilhar com a gente as suas dúvidas, afinal, queremos preparar você para se dar bem em norma culta na redação!

Bons estudos 😉

VEJA TAMBÉM: RETOMADA COM A PALAVRA “MESMO”

Vamos debater sobre?