Ferramentas digitais que facilitam o dia a dia dos professores e motivam os alunos

Kamila Dantas de Educação 0 Comments

Cada vez mais as tecnologias facilitam a forma como produzimos, consumimos, aprendemos e ensinamos, permitindo mais interatividade e acesso à informação. No âmbito escolar não é diferente, as escolas estão em busca de soluções tecnológicas que possam otimizar o trabalho da sua equipe e ajudar na aprendizagem dos alunos.

Inovação é a palavra-chave para as escolas que querem se destacar e melhorar processos do dia a dia escolar, além de tornar as aulas mais dinâmicas e interativas. Existem diversas formas de utilizar a tecnologia como parceira da educação: plataformas digitais que oferecem novas metodologias, tablets, lousas digitais, aplicativos escolares, agenda escolar digital, redes sociais e  sites educativos

Por isso, listamos algumas ferramentas digitais que facilitam o dia a dia escolar dos professores e motivam os alunos. Confira abaixo:

1. Ambientes virtuais e plataformas adaptáveis

Os ambientes online de ensino e aprendizagem facilitam a troca de informações e o acompanhamento do percurso pedagógico de cada aluno. O YoutubeEdu, por exemplo, é uma plataforma que disponibiliza vídeos educacionais produzido por professores de diversas áreas de conhecimento.

Além disso, existem as plataformas adaptáveis que oferecem diferentes tipos de atividades para cada aluno, onde é possível personalizar o ensino de acordo com a necessidade e o ritmo do estudante.

2. Ferramentas de experimentação

As ferramentas de experimentação transformam os alunos em protagonistas e possibilitam que eles desenvolvam produtos e projetos. Metodologias como aprendizagem maker, onde os alunos colocam a mão na massa em busca da resolução de problemas, e educomunicação, que une educação e comunicação por meio de práticas que propõem uma intervenção das mídias, são algumas formas de dar autonomia para os alunos.

Os alunos também podem criar seus próprios podcasts, sites, livros digitais, jornais, vídeos e tantos outros formatos.

3. Ferramentas de trabalho

Existem ferramentas online produtivas que simplificam o dia a dia de professores e alunos. Elas oferecem recursos que ajudam na organização de arquivos e incentiva o protagonismo dos alunos. As plataformas para criação de formulários, planilhas, apresentações e infográficos oferecem recursos para preparação de materiais de aula e o desenvolvimento de trabalhos escolares.

O G Siute for Education, por exemplo, permite que professores e alunos possam acessar materiais em qualquer lugar e consigam interagir virtualmente. Além disso, os alunos conseguem criar portfólios digitais com suas atividades e os professores podem acompanhar essa produção em tempo real.

4. Ferramentas de Gestão

As ferramentas de gestão auxiliam na organização dentro e fora de sala de aula, permitindo que gestores e professores automatizem procedimentos e gastem menos tempo com tarefas burocráticas.

Com o objetivo de facilitar o trabalho de correção de redações nas escolas, a Imaginie é uma plataforma online que oferece ferramentas estratégicas e inteligência pedagógica para o preparo dos alunos na redação do ENEM e nos principais vestibulares do Brasil.

Além de agilizar a correção das redações, a plataforma ajuda os estudantes a desenvolverem uma melhor escrita, a fim de se destacarem e garantirem uma vaga na universidade.

5. Aplicativo de comunicação escolar

A comunicação é um assunto de extrema importância para todos que constituem o ambiente escolar, porém, estabelecer uma comunicação efetiva ainda é um dos grandes desafios enfrentados pela escola. É preciso estar em sintonia não só com alunos e responsáveis, mas também com toda a equipe pedagógica. 

Os aplicativos escolares têm se mostrado uma ótima solução para as escolas que querem uma comunicação de qualidade, moderna e eficiente. Além de facilitar as interações entre  diferentes agentes do processo educativo, as escolas conseguem melhorar o engajamento familiar, aproximando os responsáveis da rotina escolar dos alunos.

A Agenda Edu, por exemplo, é o aplicativo ideal para jovens conectados que não querem perder nenhuma informação escolar. Nele, a escola envia todas as informações do dia a dia escolar como comunicados, atividades, eventos, resumo diário, mural de fotos, troca de mensagens diretas e muito mais!

Além disso, a plataforma ajuda os professores a realizarem a gestão de suas aulas, com uma área onde é possível criar e planejar todo o conteúdo pedagógico que será aplicado em sala de aula.

Vale lembrar que a tecnologia por si só não transforma e não substitui o professor. Pelo contrário, ela empodera os educadores, permitindo que abandonem atividades mecânicas ou repetitivas, como corrigir exercícios e dar aulas expositivas, e tenham mais tempo para atuar como mediadores e mentores da aprendizagem.

Quer saber mais sobre tecnologia na Educação e outros assuntos educacionais? Você poderá conferir artigos da Agenda Edu aqui no blog da Imaginie ou acessando o nosso blog, Jornada Edu.

Vamos debater sobre?

Deixe uma resposta