TEMA DE REDAÇÃO: CONSTRUÇÃO DA FELICIDADE NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

Beatriz Kalil Othero Concurso Público

REDAÇÃO DE CONCURSO: CONSTRUÇÃO DA FELICIDADE NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

Leia atentamente os textos abaixo para fazer a redação.

Texto I

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

Cora Coralina

Texto II

“Felicidade é uma lista de negações. Não ter câncer, não ler jornal, não sofrer pelas desgraças, não olhar os meninos malabaristas no sinal, não ter coração. O mundo está tão sujo e terrível que a proposta que se esconde sob a ideia de felicidade é ser um clone de si mesmo, um androide sem sentimentos”.

Arnaldo Jabor

Texto III

“Quantas vezes a gente, em busca da ventura, Procede tal e qual o avozinho infeliz: Em vão, por toda parte, os óculos procura Tendo-os na ponta do nariz”!

Mário Quintana


Com base na proposta dos fragmentos, produza um texto dissertativo-argumentativo que demonstre seu posicionamento frente ao tema.

Vamos debater sobre?