Técnica Pomodoro: aumente sua produtividade nos estudos

Elisa Mourão Dicas de Redação

Nós, do QG do ENEM, estamos sempre preocupados em ajudar na rotina dos vestibulandos. Hoje, falaremos de uma técnica de estudo infalível chamada: Técnica Pomodoro. Criada em 1980 por Francesco Cirillo, é uma das práticas mais conhecidas para a organização de tempo. Essa técnica é pautada em uma filosofia sistemática capaz de proporcionar ao estudante foco e criatividade. Dessa forma, irá permitir a ele completar atividades de forma mais rápida e evitar a procrastinação.

O processo não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Para cada tarefa do dia, você divide seu tempo em pequenos períodos e realiza pausas periódicas entre eles. Ou seja, você estuda durante 25 minutos e, então, realiza uma pausa de 5 minutos.

Cada período de 25 minutos é chamado de “pomodoro”, que significa tomate em italiano. Cirillo utilizava um relógio de cozinha em formato de tomate como seu relógio pessoal, por isso a técnica foi nomeada desta forma.

Depois de realizar quatro “pomodoros” de atividades (100 minutos de atividade com 15 minutos para pausas), você deve, então, fazer uma pausa mais longa para descanso, de 15 a 20 minutos.

Toda vez que você terminar um “pomodoro”, marque seu progresso com um “X”. Além disso, anote o número de vezes que a procrastinação surgiu ou que sua atenção foi desviada dentro dos períodos de 25 minutos.

Com essa organização de estudos, você manterá sua mente fresca e focada. Se você tiver uma lista longa de coisas para estudar, usando a Técnica Pomodoro você poderá terminar suas tarefas mais rapidamente, principalmente por estar induzido a completar uma atividade em determinado período de tempo. Planejar o tempo de suas atividades irá fazer com que você se torne mais responsável por seus estudos, evitando a tão temida procrastinação.

VEJA MAIS: COMO RASURAR NA REDAÇÃO DO ENEM

Vamos debater sobre?