Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A ameaça do ChatGPT ao mercado de trabalho brasileiro”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
O ChatGPT, desde que foi aberto para qualquer pessoa testar gratuitamente, há quase uma semana, mais de 1 milhão de usuários já desafiaram o robô de conversação com todo o tipo de pergunta e também com tarefas, como fazer música e poemas.
A ideia é que a máquina replique automaticamente o pensamento e a atuação de uma pessoa; no caso, conseguindo ter conversas. Aí, quanto mais interação existir com humanos, mais a máquina se aprimora. Por isso a página do ChatGPT incentiva que as pessoas dialoguem com ele.
Apesar de usuários já questionarem se o ChatGPT poderia substituir humanos de forma mais eficiente e ampla do que se vê atualmente, ele ainda é só uma versão em testes, com várias limitações.
TEXTO II
O sucesso do programa ChatGPT, que permite realizar tarefas relativamente complexas rapidamente graças à inteligência artificial, começa a preocupar alguns setores. Profissionais de áreas como marketing ou programação informática temem que o sistema represente um concorrente de peso no mercado de trabalho.
Uma pesquisa recente mostrou que 1/5 dos usuários temem perder o emprego por causa do chatbot e que alguns patrões já calculam o ganho de produtividade se usarem o robô para realizar algumas tarefas.
TEXTO III
A popularização de ferramentas de inteligência artificial (IA) focadas em criação deve acelerar mudanças que o mercado de trabalho já enfrenta no pós-pandemia. As consultorias, porém, ainda tentam estimar a velocidade e a abrangência do impacto.
Artigo da McKinsey prevê efeitos em diversas áreas. No marketing, pode assumir a elaboração de conteúdo personalizado. Em recursos humanos, seria capaz de automatizar processos de contratação e em tecnologia da informação, a escrita e revisão de códigos.
No campo jurídico, permitiria a extração de grandes quantidades de documentação legal. Em pesquisa e desenvolvimento, agilizaria a descoberta de medicamentos por meio da compreensão de doenças.
Para analistas, assim como as máquinas substituíram a força física no passado, a inteligência artificial poderá ser ferramenta acessória ao cérebro humano. Seu impacto deverá remodelar funções nas empresas e criar oportunidades de qualificação profissional.
— Os empregos vão se modificar. As grandes evoluções surgem, parecem que vão ameaçar empregos e, por fim, os seres humanos se adaptam e passam a tirar proveito dos avanços em aumento de produtividade e eficiência. Sempre existirão situações em que a empresa vai preferir que um agente assuma o controle — diz Walter Hildebrandi, diretor de Tecnologia da Zendesk para América Latina, empresa de software de atendimento e experiência do cliente.
Disponível em:<oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2023/01/consultorias-mapeiam-impacto-da-inteligencia-artificial-no-mercado-de-trabalho.ghtml>