Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A relevância da educação midiática no Brasil atual”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
“A expressão “educação para as mídias” aparece na Unesco em 1960 e, ao longo do tempo, dado o processo histórico e cultural de transformação das tecnologias, a compreensão sobre o tema foi se ampliando. Surge na América Latina, a partir dos anos 1970, um movimento que resulta na educomunicação, após anos de construção participativa e com apontamentos de Paulo Freire sobre a relação entre comunicação e educação e a vivência contextualizada pelo professor Ismar de Oliveira Soares, do Núcleo de Comunicação e Educação (ECA/USP).
Para Claudemir Edson Viana, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, a educomunicação tem grande importância na era da desinformação. “A educomunicação é o que há de mais atual, contemporâneo e inovador, em termos até científicos, de tratar essa questão da educação midiática, não se restringindo a ela. Então, lógico, fake news faz parte, mas a educomunicação não se limita ao suporte, à linguagem, à instituição chamada mídia. Tem a ver com as práticas humanas de se comunicar”, diz.”
TEXTO II
Disponível em: https://twitter.com/stjnoticias/status/1112837295604940800
TEXTO III
“A Unesco MIL Alliance (Aliança promovida pela Organização das Nações Unidas para alfabetização midiática e informacional) anunciou na sexta-feira que o projeto brasileiro Imprensa Jovem – Agências de Notícias na Escola, liderado pelo educador Carlos Lima, na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP), ficou entre os seis melhores na UNESCO MIL Alliance Award. Em sua quinta edição, a premiação reconhece líderes e projetos que promovem o acesso às competências em mídia e informação. Neste ano, houve um empate para primeiro, segundo e terceiro lugares. O Imprensa Jovem ficou em terceiro, ao lado do paquistanês Daastan.
O Imprensa Jovem estimula a participação e amplia os canais de comunicação da escola com a sua comunidade. Nele, os estudantes não ficam só na teoria. Em atividades práticas, desenvolvem habilidades e a criatividade a partir de pesquisas e produção de reportagens que são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no YouTube e mídias sociais.”
Disponível em: https://porvir.org/projeto-brasileiro-de-educacao-midiatica-fica-entre-os-6-melhores-do-mundo/