Proposta de Redação
Corrupção e escândalos no futebol, na política, no dia a dia. A todo momento, em todas as áreas de atuação encontramos profissionais não comprometidos com a prestação do serviço e com valores, como honestidade. Utilizando seus conhecimentos gerais e os textos lidos durante as aulas, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: As instituições públicas sobreviveriam se fossem geridas com honestidade e transparência?
Proposta enviada pela professora Ana Lúcia Santos Lima do Colégio Sagrada Família
TEXTO I
Entenda o escândalo de corrupção na Fifa
A Fifa é o órgão responsável pelo futebol mundial. Nos últimos anos, sofreu acusações de corrupção, particularmente no processo de escolha da sede do Mundial de 2022 – o vencedor foi o Catar.
Em dezembro de 2014, a Fifa decidiu não divulgar sua própria investigação de corrupção – que, segundo a entidade, disse que o processo de escolha foi isento. O autor do relatório, o americano Michael Garcia, renunciou ao cargo.(…)
Três brasileiros estão implicados no esquema de corrupção, de acordo com o departamento de Justiça dos EUA.
Um dele é o ex-presidente da CBF José Maria Marin – a nota do Departamento de Justiça não detalha as suspeitas contra ele. A CBF se manifestou a respeito da investigação por meio de nota dizendo que “aguardará, de forma responsável, sua conclusão, sem qualquer julgamento que previamente condene ou inocente.”
Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/05/150527_entenda_fifa_lab
TEXTO II
Três em cada quatro europeus acreditam que a corrupção está generalizada
Os europeus têm a sensação de viverem em um ambiente de corrupção generalizada. Três em cada quatro aderem a essa percepção, segundo um amplo estudo publicado nesta segunda-feira pela Comissão Europeia, com base em uma pesquisa de opinião pública e em análises próprias. Essa opinião é praticamente universal na Grécia (99%), Itália (97%) e Espanha (95%), mas também alcança níveis preocupantes em países com reputação de seriedade, como a Alemanha, onde 59% da população acredita que as irregularidades administrativas estão muito difundidas.
Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2014/02/03/internacional/1391413278_783539.html
TEXTO III
Charge de Millôr Fernandes.
Disponível em: http://pansarelli.blogspot.com.br/2010/04/honestidade.html