Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Causas do aumento do consumo de álcool no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
A razão do porquê bebemos e as consequências do consumo excessivo de álcool estão ligados à nossa saúde mental. Ainda que problemas de saúde mental não sejam resultantes apenas do fato de beber muitas doses de bebidas alcoólicas, exagerar na bebida pode causar muito mal para nossa saúde.
Existem evidências, com muitas controvérsias, de que o consumo leve de álcool pode estar associado a um melhor desempenho em testes cognitivos, mas certamente é bem mais estabelecido que o consumo de bebida conforme progride traz evidentes prejuízos às capacidades mentais. Portanto, há muito mais evidências de que beber álcool em excesso leva a pessoa a desenvolver sérias doenças físicas e mentais.
Simplificando, um dos principais motivos para o consumo de álcool é a intenção de mudar o nosso estado de humor – ou o nosso estado mental, para melhor. E de fato, o álcool pode, temporariamente, aliviar sentimentos de ansiedade e depressão e, muitas vezes, as pessoas usam bebida como uma forma de “automedicação”, na tentativa de se manter animado ou, por vezes, até para ajudar a dormir. Mas comumente este hábito pode tornar os problemas de saúde mental já existentes muito piores, e o que inicialmente foi uma maneira de lidar com por exemplo a insônia eventual, pode torná-la mais grave ainda.
Disponível em: <https://hospitalsantamonica.com.br/o-consumo-do-alcool-e-a-saude-mental/> (Adaptado)
TEXTO II
TEXTO III
“Dados mostram que o consumo de álcool definitivamente aumentou desde o início da pandemia — cerca de 14% considerando dias de consumo por mês”, disse Sarah Wakeman, diretora médica do programa de Iniciativa de Transtornos por Uso de Substâncias do Hospital Geral de Massachusetts.
Para as mulheres, os números são ainda maiores, disse Wakeman. “Na verdade, houve um aumento de 41% nos dias de consumo excessivo de álcool entre as mulheres desde o início da pandemia”.
“Estudos mostraram que as complexidades de equilibrar as responsabilidades de casa, trabalho e cuidados durante a pandemia recaíram desproporcionalmente sobre as mulheres”, disse a Leena Mittal, chefe da divisão de saúde mental feminina do departamento de psiquiatria do Brigham and Women’s Hospital em Boston.
“Há também muito marketing de novos produtos alcoólicos direcionados às mulheres e principalmente às mães”, disse Mittal, em um momento em que todo mundo assiste muito mais à TV.
Acrescente a isso a pré-pandemia, logo a “cultura do vinho da mãe que normalizou e, de certa forma, até glorificou” o álcool, e a linha entre beber socialmente e beber até que cause risco pode virar uma confusão rapidamente, disse ela.
Disponível em:<https://www.cnnbrasil.com.br/saude/pandemia-intensificou-o-consumo-de-alcool-em-especial-entre-as-mulheres/> (Adaptado)