Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Causas e consequências da estiagem e da seca no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Segundo a definição da Secretaria de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração:
- • Estiagem é um período prolongado de baixa pluviosidade, ou sua ausência, no qual a perda de umidade do solo é superior à sua reposição;
- • Seca é um período de tempo seco, prolongado o suficiente para que a ausência, deficiência acentuada ou fraca distribuição da chuva provoque grave desequilíbrio hidrológico.
Do ponto de vista meteorológico, a seca é considerada também uma estiagem prolongada, caracterizada por provocar uma redução relevante das reservas hídricas existentes.
Situações de secas e estiagens não são necessariamente consequências de índices pluviais abaixo do normal ou de teores de umidade de solos e ar deficientes. Ocorrem também devido ao manejo inadequado de corpos hídricos e bacias hidrográficas, como resultado da intervenção desordenada do ser humano no ambiente.
Disponível em: <http://www.inea.rj.gov.br/ar-agua-e-solo/seguranca-hidrica/estiagem/>
TEXTO II
TEXTO III
Em 2020, o Brasil sofreu a maior seca desde que o fenômeno começou a ser medido, em 1910. Então, 40% do território do País sofreu com a falta de chuva e, pelo menos, 2.445 municípios foram afetados.
A seca atual tem um caráter diferente do que o Brasil está acostumado, os estados mais afetados foram os da Região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e uma parte da Bahia. Um dos responsáveis pela falta de chuva foi um fenômeno climático natural, que é o oposto do El Niño, o La Niña. Este ocorre pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, que aumentam a ocorrência de frentes frias e fazem que as chuvas
aconteçam antes de chegar ao continente.
Além disso, o efeito do desmatamento amazônico foi amplamente sentido, visto que a evaporação da umidade da floresta é distribuída por ventos para o centro e o sul do País. Com desmatamento e queimadas recordes, a umidade não chegou, “alimentando” ainda mais a seca.
Disponível em: <https://summitagro.estadao.com.br/noticias-do-campo/entenda-o-que-e-a-estiagem-e-quais-saoseus-efeitos>