Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Como fortalecer os meios de implementação da cooperação internacional para a sustentabilidade”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
(…) A COP 28 é a 28ª conferência do clima da ONU, um evento que reúne governos do mundo inteiro, diplomatas, cientistas, membros da sociedade civil e diversas entidades privadas com o objetivo de debater e buscar soluções para a crise climática causada pelo homem.
A conferência vem sendo realizada anualmente desde 1995 (exceto em 2020, por causa da pandemia) e o termo COP é uma sigla em inglês que quer dizer “Conferência das Partes”, uma referência às 197 nações que concordaram com um pacto ambiental da ONU no início da década de 1990.
O tratado, chamado de Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), tem como principal objetivo estabilizar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e, assim, combater a ameaça humana ao sistema climático da Terra, cada vez mais evidente nos últimos meses. (…)
Disponível em: <https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/11/30/cop-28-comeca-nesta-quinta-saibao-que-esta-em-jogo-e-o-que-esperar-da-conferencia-sobre-a-crise-do-clima.ghtml.>
TEXTO II
A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, nesta terça-feira(12), uma resolução exigindo um cessar-fogo humanitário imediato na guerra entre Israel e o Hamas.
Foram 153 votos a favor, incluindo o Brasil, 10 contrários e 23 abstenções. Antes da votação do texto, duas emendas, uma dos Estados Unidos e outra da Áustria, não conseguiram o número mínimo de votos a favor. O Brasil se absteve na votação de ambas as emendas.
Isso acontece após os Estados Unidos terem vetado o último texto sobre o assunto no Conselho de Segurança da ONU. Nenhum dos 193 países-membros tem poder de veto na Assembleia-Geral, e era necessário maioria de dois terços.
O projeto de resolução aprovado nesta terça-feira exige também a libertação imediata e incondicional de todos os reféns e que as partes em conflito cumpram o direito internacional, especificamente no que diz respeito à proteção de civis. (…)
Veto dos EUA
Os Estados Unidos vetaram uma resolução da ONU pedindo um cessar-fogo imediato em Gaza no dia 8 de novembro. Treze países foram a favor da resolução, enquanto os EUA vetaram e o Reino Unido se absteve.
Uma versão preliminar do projeto, apresentada pelos Emirados Árabes Unidos, pediu “um cessar-fogo humanitário imediato”, bem como “a libertação imediata e incondicional de todos os reféns” e “garantir o acesso humanitário”, de acordo com um rascunho do
documento.
Ao menos 97 países assinaram o texto, incluindo o Brasil.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/guerra-de-israel-assembleia-geral-da-onu-aprova-resolucao-exigindo-cessar-fogo/
TEXTO III
Fonte: Quino