Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Debate sobre a qualidade do ensino superior a distância no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Educação a distância cresce, mas qualidade não acompanha
Pesquisa do Todos pela Educação, com foco na formação de professores, aponta desempenho pior de quem concluiu os estudos no modelo não-presencial
Com a proposta de facilitar o acesso à educação superior para aqueles que têm dificuldades de conciliar os estudos com sua rotina, a modalidade Educação a Distância (EAD) está crescendo a passos largos no país. Passou de 843 mil ingressantes em 2016 para 1,073 milhão no ano seguinte, um aumento de mais de 27%. No Estado, o ritmo de crescimento também é forte e está perto dos 26%. E a área que puxa para cima parte dessa oferta é a de formação de professores.
Diante desse cenário, a organização Todos pela Educação fez um estudo para avaliar se o elevado número de cursos a distância levaria a uma queda na qualidade da preparação dos futuros educadores. O resultado aponta que, nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) após a conclusão da faculdade, o desempenho daqueles que fizeram EAD tem sido pior do que dos formados presencialmente.
Entre os que concluíram o curso a distância, 75% estão abaixo da pontuação 50 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em uma escala de 0 a 100. Esse índice é de 65% em relação aos concluintes de cursos presenciais.
O estudo revela também que, seis em cada 10 alunos no país que começaram cursos de graduação voltados à formação de professores em 2017 (Pedagogia e Licenciaturas) estavam na EAD, proporção duas vezes maior do que nas demais áreas do ensino superior.
A pesquisa usou como base informações do Censo da Educação Superior, do Enade, e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que são coletadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo MEC.
Disponível em: https://www.agazeta.com.br/es/gv/educacao-a-distancia-cresce-mas-qualidade-nao-acompanha-0919
TEXTO II
EAD tem qualidade?
Toda instituição de ensino superior para começar a oferecer cursos na modalidade EAD precisa do credenciamento do MEC. É necessário cumprir requisitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, como acontece com os cursos presenciais, e assegurar alguns itens específicos relacionados ao ensino a distância. Ao pedir o credenciamento, a instituição precisa apresentar uma série de documentos:
⦁ Qualificação da instituição: regularidade fiscal, habilitação jurídica e plano de desenvolvimento institucional, entre outros.
⦁ Funcionários: garantia de pessoal técnico e administrativo qualificado e professores com a formação exigida pela legislação, preferencialmente qualificados para o trabalho no ensino a distância.
⦁ Instalações e infraestrutura: laboratórios (quando for o caso), instalações físicas do polo de apoio presencial, infraestrutura tecnológica para atendimento remoto a estudantes e professores, bibliotecas adequadas com acervo eletrônico e regime de funcionamento adequado para atender os estudantes a distância.
⦁ Projeto pedagógico do curso: deve cumprir as diretrizes curriculares nacionais, prever o atendimento de alunos portadores de necessidades especiais, apresentar o currículo do curso e o número de vagas, bem como a forma de avaliação e a descrição de atividades presenciais obrigatórias.
Disponível em: https://www.ead.com.br/ead-tem-qualidade (Adaptado)
TEXTO III
Disponível em: http://www.ead.unimontes.br/nasala/o-problema-da-evasao-em-cursos-superiores-na-ead/