Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Debate sobre os zoológicos: ambientes de preservação ou de desrespeito aos animais?”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Os zoológicos possuem 3 grandes objetivos e mesmo no século XXI têm o seu papel de grande importância na ecologia mundial e local: 1. Reabilitação e reintrodução de espécies: o último local que tenta se manter um animal é em cativeiro, mas por vezes é a melhor saída ou então o animal não tem condições de sobreviver por conta própria na natureza; 2. Repositório genético e conservação de espécies: diferentes categorias de risco de extinção são classificadas pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), a última delas antes da extinção total é “Extinto na Natureza”, dessa forma apenas restando espécies em cativeiros e zoológicos – utilizar esses criadouros como centros de reprodução e conservação de espécies para posterior reintrodução na natureza é um dos objetivos dos criadouros conservacionistas; 3. Educação ambiental: demonstrar a importância do equilíbrio ambiental e o papel de cada espécie é uma das formas de se trabalhar a educação ambiental nesses recintos, também nos ajuda e compreender a ecologia e modo de vida destas espécies difíceis de se ver em liberdade.
Disponível em: https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/zoologicos-163
TEXTO II
O mal que [os zoológicos] causam é infinitamente maior que o suposto bem. Seguem cinco razões elencadas pela Care2 para explicar porque os zoológicos são cruéis: 1. Zoológicos não têm espaço suficiente: esses espaços não se comparam ao habitat onde os animais têm o direito de viver. Estudos mostram que os elefantes (que tipicamente caminham cerca de 40 km por dia) são confinados em espaços em média mil vezes menores que os seus habitats, e os ursos polares ficam em espaços de área aproximadamente um milhão de vezes menor que os seus territórios no Ártico. 2. Animais confinados sofrem distúrbios comportamentais: isso abrange todos os tipos de desvios de comportamento indicativos de stress como o “pacing” (felinos andando de um lado a outro repetidamente), ou os hábitos de sacudir a cabeça, balançar de um lado a outro, bater-se em paredes, sentar-se imóvel e morder o próprio corpo. Esses comportamentos são atribuídos à depressão, ao tédio e às psicoses. 3. Animais “excedentes” são mortos: há animais considerados “excedentes” e indesejados, o que resulta da sistemática reprodução forçada nos zoológicos. Esses animais são mortos ou são vendidos para outros zoológicos ou revendedores. A morte de animais em zoológicos do Reino Unido é uma ocorrência regular. Em 2005, dois filhotes de lobo e uma fêmea adulta foram mortos a tiros no Dartmoor Wildlife Park, “devido à superlotação e à crise financeira”. 4. Animais são retirados da natureza: em 2010, o Zimbabue planejou capturar dois indivíduos de cada espécie de mamíferos que viviam no Hwange National Park incluindo leões, chitas, rinocerontes, zebras, girafas e elefantes, para enviá-los a zoológicos da Coréia do Norte. Números também mostram que 79% de todos os animais em aquários, que são zoológicos de vidro, foram capturados na natureza. 5. Zoológicos não auxiliam na preservação nem na educação: os zoológicos afirmam que atuam na preservação, frequentemente fazendo o público acreditar que eles reproduzem animais com a intenção de soltá-los na natureza, mas na realidade esses programas de reprodução são feitos prioritariamente com o objetivo de manter a população em cativeiro. Também há o mito de que os zoológicos cumprem um papel educacional […]. No entanto, a verdade é que esse ganho de entendimento sobre comportamento e instinto dos animais ao visitar esses locais é pequeno, se é que ele existe – até porque os animais não se comportam de modo natural pelo simples fato de estarem confinados.
Disponível em: https://bit.ly/3lOXblZ
TEXTO III
Disponível em: Um tigre no zoológico de Shanghai, na China. Foto: Imaginechina/Rex