Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios enfrentados pelas escolas brasileiras para a inclusão de alunos com transtornos de aprendizagem”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Disponível em: <https://www.clinicaneurogandolfi.com/post/qual-a-diferen%C3%A7a-entre-dist%C3%BArbio-escolar-e-transtornos-espec%C3%ADficos-de-de-aprendizagem>.
TEXTO II
Professores das Salas de Apoio das Escolas Municipais de Educação Básica, urbanas e do campo, participaram do segundo encontro formativo de 2022. A formação, com o tema ‘Lei 14.254/11/2021 – Parâmetros de Atendimento na interface entre desafios e transtornos de aprendizagem’ faz parte do calendário de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. Ao todo, 140 profissionais de 81 unidades, que atendem 6.320 estudantes do 2º ao 9º ano, participaram do encontro online. Ao longo do ano, serão realizados um total de 15 encontros direcionados, especificamente, para esses profissionais.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre as Salas de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento dos Estudantes, que se constituem em uma das estratégias de intervenção adotadas pela rede pública de ensino de Cuiabá, para tratar os desafios de aprendizagem. Essas salas são mais um espaço educativo por meio do qual o tempo de aprendizagem dos estudantes é ampliado e potencializado, visto que desenvolvem atividades articuladas ao currículo trabalhado nas salas de referência e demais espaços das unidades educacionais. “As Salas de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento dos Estudantes complementam as ações desenvolvidas na rotina da sala de aula, consolidando o processo de alfabetização linguística e matemática, impactando positivamente no desempenho acadêmico dos estudantes.
A Política Municipal de Educação, por meio da Escola Cuiabana, reafirma a importância da consolidação da alfabetização no tempo certo, respeitando-se os tempos de vida do estudante, para a garantia do sucesso na trajetória escolar”, destacou a secretaria Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.
Disponível em:<https://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/professores-pedagogos-das-salas-de-apoio-a-aprendizagem-e-desenvolvimento-do-estudante-participam-de-ciclo-de-formacao/27324> (ADAPTADO)
TEXTO III
Um aluno é diagnosticado com transtorno de aprendizagem quando possui dificuldades persistentes — e consideradas anormais para o seu nível de escolaridade, desenvolvimento e capacidade cognitiva — em uma habilidade acadêmica básica, que pode ser a leitura, a escrita ou a matemática, por exemplo.
Em geral, os primeiros a perceberem esses transtornos são os professores, através da observação e comparação de desempenho entre os alunos. E, por isso, caso alguém esteja ficando para trás — apresentando resultados abaixo do esperado — é importante que o docente faça um alerta à escola sobre a situação para que ela possa tomar as devidas providências.
O primeiro passo para que a escola consiga ajudar os alunos que sofrem com algum transtorno de aprendizagem é conseguir identificar o problema e, em seguida, informar os pais sobre a situação — para que eles possam buscar o acompanhamento profissional adequado.
Para desempenhar esse papel essencial na educação das crianças e adolescentes, os educadores, no entanto, precisam estar informados sobre os principais tipos de transtorno de aprendizagem. Eles têm que estar atentos ao desenvolvimento de cada estudante e sinalizar a instituição de ensino caso achem que alguém está ficando para trás em uma ou mais matérias ou habilidades.
Disponível em: <https://superaparaescolas.com.br/transtorno-de-aprendizagem-o-que-e-e-como-a-escola-pode-ajudar/>. (ADAPTADO)