Proposta de redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para a educação da população indígena no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Educação Escolar Indígena
Os Povos Indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena. Seguindo o regime de colaboração, posto pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a coordenação nacional das políticas de Educação Escolar Indígena é de competência do Ministério da Educação (MEC), cabendo aos Estados e Municípios a execução para a garantia deste direito dos povos indígenas.
Disponível em:<http://www.funai.gov.br/index.php/educacao-escolar-indigena?start=4#>. Acesso em: 14 out. 2018
TEXTO II
Educar indígenas é desafio para escolas dentro e fora das aldeias
A resolução nº 5 de junho de 2012 determina que sejam desenvolvidos projetos que afirmem as identidades étnicas, valorizem as línguas indígenas e os conceitos próprios desses povos. Isso significa que os modelos pedagógicos não precisam seguir os moldes “urbanos”.
Segundo o MEC, em 2012, a maior parte dos 234 mil alunos indígenas estava matriculada em colégios nas aldeias. Ao todo, 2.954 escolas atendem esses alunos no País, sendo que apenas 28.972 estão em escolas urbanas. Nas aldeias, quem dá aulas são professores indígenas (95%). De acordo com o ministério, de 2005 a 2011, 2,8 mil professores indígenas se formaram.
Disponível em:<https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-03-17/educar-indigenas-e-desafio-para-escolas-dentro-e-fora-das-aldeias.html>. Acesso em: 14 out. 2018.
TEXTO III
Estudantes indígenas são os que menos contam com apoio público para pagar curso
63% dos indígenas não conseguiram vaga gratuita ou não foram selecionados pelo Fies ou pelo ProUni para custear faculdade privada, mostram dados do Censo 2016.
Disponível em:<https://www.portaloestado.com.br/noticias/noticias/estudantes-indigenas-sao-os-que-menos-contam-com-apoio-publico-para-pagar-a-universidade-2854.html>. Acesso em: 14 out. 2018.