Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Impactos da ausência de projetos culturais nas escolas brasileiras”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
“O trabalho educacional registra déficits culturais bastante acentuados. Falta cultura à educação. Não fomos capazes de criar indicadores qualitativos. São mais complexos, sem dúvida, porém não menos necessários. A exigência da cultura geral parece esquecida. Tampouco nos dedicamos a pensar nas emergências culturais. Jamais necessitamos tanto de uma universidade argumentativa. Porque nunca na história recente estivemos tão carentes daquelas taxas imprescindíveis de criticidade. E não se diga que a inflexão generalista anula o corte vertical. Ela pode e deve acentuar a reflexividade, identificadora da universidade crítica.”
Disponível em: <https://www.academia.org.br/artigos/falta-cultura-educacao>
TEXTO II
“Para todos (as),uma ação docente multiculturalmente orientada, que enfrente os desafios provocados pela diversidade cultural na sociedade e nas salas de aulas, requer uma postura que supere o “daltonismo cultural” usualmente presente nas escolas, responsável pela desconsideração do “arco-íris de culturas” com que se precisa trabalhar. “
Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-cultura-no-processo-aprendizagem.htm>
TEXTO III
Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12159/educacao-garante-mais-acesso-a-cultura-do-que-renda-diz-pesquisa>