Entrar
Comprar
  • PARA ALUNOS
    • Curso de redação
    • Temas de Redação
  • PARA ESCOLAS
    • Redação
  • PARA PROFESSORES
    • Para meus alunos
    • Quero ser corretor (a)
  • BLOG
Menu
  • PARA ALUNOS
    • Curso de redação
    • Temas de Redação
  • PARA ESCOLAS
    • Redação
  • PARA PROFESSORES
    • Para meus alunos
    • Quero ser corretor (a)
  • BLOG
AULA PARTICULAR
LOGIN ALUNO
COMPRAR

Últimos dias para garantir o curso de redação da prof.ª Jana Rabelo com o preço de 2020.  Clique aqui e saiba mais! 

Days
Hours
Minutes

Estude em casa com a Imaginie! Veja os  descontos  que preparamos para você.

Clique aqui

Clique Aqui para participar e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Aproveite as promoções imperdíveis da Imaginie no mês de novembro

Início » Portfolio » O acesso à internet em questão no Brasil

O acesso à internet em questão no Brasil

  • abril 15, 2020
  • Desigualdade, Educação, Política, Problemas sociais, Sociedade, Tecnologia

Proposta de Redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O acesso à internet em questão no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.  

TEXTO I

EaD na educação pública ignora que 42% das casas não têm computador

Em um país em que 42% dos lares não possuem computador, a proposta de governos estaduais e municipais de dar continuidade ao ano letivo da educação com EaD (ensino a distância) é um prenúncio de ampliação das desigualdades sociais e exclusão de grande parte dos estudantes do acesso às aulas. Pesquisa TIC Domicílios 2018, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, demonstra o que professores e pesquisadores da educação vêm afirmando desde que essas iniciativas foram apresentadas devido à suspensão das aulas em meio a pandemia de coronavírus.

São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal já estão organizando as atividades, voltadas para todos os anos da educação básica, com exceção da creche e da pré-escola. Os governos e prefeituras pretendem criar plataformas acessíveis pelo celular, tablet ou computador. Os espaços terão conteúdos em texto, imagens e videoaulas.

“Nós estamos falando de uma realidade em que a gente acha que todo mundo tem acesso à internet. Não é verdade. Nós temos pesquisas que apontam, aqui no Distrito Federal, onde está a capital do país, 90% dos estudantes têm acesso e fazem uso do WhatsApp. Que ele tenha uma internet, não significa que seja uma boa internet para acessar a plataforma do EaD. Muitas famílias não têm sequer televisão em casa, imagina ter uma boa internet”, argumenta a diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE) Rosilene Corrêa Lima.

A professora também lembra que o sucesso do Ead depende da capacidade do estudante de acessar, compreender e interagir com os conteúdos. “Um aluno de educação a distância precisa ter o mínimo de autonomia pedagógica. Preciso ter disciplina e a faixa etária dos nossos estudantes da educação básica não atende a isso. Outra coisa é que o Estado não pode oferecer a educação, que é sua obrigação constitucional, apenas para uma parte dos seus alunos. E EaD, com os recursos tecnológicos que eles estão tentando trabalhar agora, vai excluir uma parte significativa dos nossos alunos”, explicou Rosilene.

Na mesma linha, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação também destacou uma série de motivos pelos quais o EaD não deve ser aplicado como solução para o ano letivo de 2020. “Oferecer a educação a distância na educação básica é rejeitar o direito à educação, pois implementar a modalidade é algo impossível de se fazer sem ampliar as desigualdades da educação brasileira, ainda que seja neste período de exceção”, defende a organização.

Entre os motivos apontados pela Campanha, destaca-se, além da desigualdade já apontada, o fato de que muitas escolas, sobretudo públicas, não possuem infraestrutura, não dispõem de plataformas e professores com formação adequada para trabalhar com a modalidade. A organização também aponta que o EaD não é adequado para o ensino fundamental, pois a criança ainda precisa desenvolver autonomia, capacidade de concentração e autodisciplina que a modalidade requer. E nem para o ensino médio, pois exigiria uma estrutura complexa de adaptação, adequação pedagógica e condições de apoio ao ensino-aprendizagem.

Para Rosilene, seria possível os sistemas educacionais municipais e estaduais oferecerem apoio educacional aos estudantes de outras formas. “Acho que ninguém tem condições de fazer previsão nenhuma. E não só para o calendário letivo, mas para a vida. Nós estaremos tratando quais serão as condições reais que nós teremos para reorganizar as nossas vidas, no aspecto trabalhista, financeiro, emocional. As aulas deveriam ter conteúdos voltados para a preservação da vida, orientar as famílias na superação desse período”, ponderou.

Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/doencas/epidemia.htm (Adaptado)

TEXTO II

Acesso à tecnologia: o novo indicador de desigualdade

Relatório da Unicef mostra como as enormes lacunas no acesso à internet na infância afetam a educação e entrada no mercado de trabalho. 

Por Patricia Pieró*

O mundo digital com todas as suas vantagens – como a infinidade de informações ao alcance de um clique e a comunicação imediata – não chega a todos da mesma forma. O acesso à internet pode marcar a diferença entre a exclusão social e a igualdade de oportunidades. Se não forem adotadas soluções, aumentará a disparidade existente entre os países mais desenvolvidos e as nações em desenvolvimento. O alerta é feito pelo Unicef em seu relatório Situação Mundial da Infância 2017: as crianças em um mundo digital.

Na África, 60% das pessoas entre 15 e 24 anos não têm acesso à internet; na Europa, essa porcentagem cai para 4%. Os países em que crianças e adolescentes têm menos acesso estão no continente africano. A digitalização também é limitada em áreas de conflito armado deflagrado ou recente, como Iêmen, Iraque e Afeganistão. “O mundo tecnológico se move tão rápido que, se forem adotadas as medidas necessárias para que o acesso chegue a todas partes, provavelmente esse será um dos campos em que poderemos avançar mais depressa”, diz Blanca Carazo, diretora do Comitê Espanhol de Programas do Unicef.

Promover estratégias de mercado que favoreçam a implantação de empresas de tecnologia, o apoio por parte dos provedores a entidades locais e a implantação de conexões públicas à internet são algumas das medidas propostas pelo Unicef para reduzir o desnível. “O objetivo é muito claro: não deixar ninguém para trás nessa corrida. É um mandato universal que concerne a todos: Governos, empresas e universidades”, aponta Carazo. A organização identifica quatro benefícios derivados da implantação maciça de novas tecnologias:

  1. Melhora na qualidade da educação.
  2. Possibilidade de acessar ferramentas e informação que permitam aos jovens buscar novas soluções para seus problemas.
  3. Nova economia com mais opções profissionais para os jovens.
  4. Melhor atenção em caso de emergência.

No continente africano são muitas as amostras dos passos que vêm sendo dados para a digitalização. Um exemplo citado no relatório vem do campo de refugiados de Danamadja, no sul do Chade: na falta de uma biblioteca, as crianças utilizam seus telefones celulares para fazer os deveres. Nos últimos anos também têm surgido incubadoras de empresas; já existem numerosas plataformas digitais que melhoram o desenvolvimento e fomentam a inovação, como a Ushahidi, e diversas tentativas de modernizar o sistema de saúde em vários países. […]

Alguns dados essenciais do relatório:

Em nível global, as pessoas com idade entre 15 e 24 anos são o grupo mais conectado. Desse grupo, 71% têm o hábito de acessar a internet, contra 48% da população total.

Um terço dos menores de 18 anos acessa a internet no mundo.

29% dos jovens entre 15 e 24 anos (346 milhões de pessoas) não têm acesso à internet.

Esse dado se acentua no continente africano, onde 60% dos jovens não podem se conectar à internet. Na Europa essa percentagem cai para 4%.

Entre 2012 e 2017, estima-se que 100 milhões de crianças tenham acessado a internet pela primeira vez.

Disponível em: https://vermelho.org.br/2017/12/18/acesso-a-tecnologia-o-novo-indicador-de-desigualdade/ (Adaptado)

TEXTO III

Disponível em: https://blogdoaftm.com.br/charge-634-milhoes-de-brasileiros-nao-tem-acesso-internet/

 FOLHA DE REDAÇÃO GUIADA  

Modelo com dicas para você produzir um texto nota 1000!

BAIXE AGORA

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
PrevAnteriorOs desafios do necessário isolamento social no Brasil em casos de pandemia
PróximoOs desafios no combate à fuga de cérebros no BrasilNext

Conheça nossos planos

Clique aqui
Preço especial

Conheça nossos planos

Clique aqui
Preço especial

Acesso rápido

  • Correcão de Redação
  • Imaginie Simulados [NOVO]
  • Curso de Redação
  • Banco de Redações
  • Programa de Afiliados

Imaginie

  • Sobre nós
  • Para Escolas
  • Seja Corretor
  • Perguntas Frequentes
  • Imprensa
  • Trabalhe com a gente
  • Intranet

Fale com a gente

  • contato@imaginie.com
  • Atendimento de 08h às 16h

Explore

  • Blog do Aluno
  • Blog de Educação

Redes Sociais

Facebook-f Instagram Youtube Linkedin

Transparência

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Receba nossa Newsletter

Imaginie Redação - 18.915.944/0001-54
Rua dos Aimorés, 2001 / Sala 506 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-074

Feito com <3 para você crescer.

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.

COMPRE PELO WHATSAPP

A IMAGINIE É A ÚNICA PLATAFORMA DO BRASIL QUE GARANTE SUA NOTA ACIMA DE 900 NO ENEM 2023

Saiba mais

Conheça os produtos dos combos Black Enem 75 e Black Enem 120

CURSO DE REDAÇÃO ENEM, FUVEST E UNICAMP

Estude com a professora Jana Rabelo e aumente suas chances de atingir a nota 1000 no Enem 2022!

  • Videoaulas sobre as características do texto dissertativo-argumentativo para você saber estruturar a sua redação do início ao fim;
  • Videoaulas exclusivas sobre temas que te ajudarão a aumentar o seu repertório sociocultural para fazer uma boa argumentação;
  • Videoaulas com dicas de português para você evitar errinhos na redação e mandar bem na sua nota;
  • Videoaulas comentando e corrigindo redações que obtiveram a nota 1000 para te guiar na sua própria produção textual;
  • Videoaulas sobre as 5 competências que avaliam a redação do Enem para você entender como tirar um nota boa em cada uma delas;
  • Materiais complementares para você baixar e aprimorar a sua escrita.

MONITORIA ILIMITADA

  • Monitoria ilimitada para você fazer quantas perguntas quiser sobre as suas correções

SIMULADOS

Com a Imaginie Simulados você pratica para o Enem com provas no mesmo formato do exame.

Você terá acesso a:

  • Simulados 2021 e 2022
  • Questões inéditas e redação
  • Resolução em vídeo das questões
  • Relatório de desempenho
  • Correção TRI (para os simulados realizados dentro do prazo)

GARANTIA EXCLUSIVA

Se você comprou algum dos nossos pacotes com 75 ou 120 correções de redação no período da Black Week (xx/11 – xx/11), utilizou menos de 50% das correções do pacote e conseguiu a aprovação em alguma universidade pública pelo Sisu 2022/1, você pode pedir o seu reembolso até o dia 31/05/2022.

Como pedir o cancelamento?

Até o dia 31/05/2022, basta entrar em contato através do e-mail contato@imaginie.com solicitando o seu reembolso e enviando os seguintes documentos:

– Comprovante de matrícula na instituição de ensino superior;

– CPF e nome completo do titular da compra;

– E-mail utilizado para logar na plataforma da Imaginie.

Dentro do prazo de 60 dias, o reembolso será feito direto na conta bancária informada.

Ah, e não esquece de contar pra gente sobre a sua aprovação emoji

Qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe de suporte para saber mais. 

Envie seu rascunho da redação enem

Quer ter uma ideia da sua nota na redação do Enem 2020?

Você pode usar, apenas uma vez, um dos seus créditos disponíveis para enviar o seu rascunho na plataforma da Imaginie, sem pagar nada a mais por isso.

Evite enviar fotos com rascunhos ilegíveis, opte por digitar a sua redação. Se não for possível ler o seu texto, você não conseguirá enviar novamente.

arrow-icon-size3 Veja nossos planos

Conheça os produtos dos combos Black Enem 50 e Black Enem 100

CURSO DE REDAÇÃO ENEM, FUVEST E UNICAMP

Estude com a professora Jana Rabelo e aumente suas chances de atingir a nota 1000 no Enem 2020!

  • Videoaulas sobre as características do texto dissertativo-argumentativo para você saber estruturar a sua redação do início ao fim;
  • Videoaulas exclusivas sobre temas que te ajudarão a aumentar o seu repertório sociocultural para fazer uma boa argumentação;
  • Videoaulas com dicas de português para você evitar errinhos na redação e mandar bem na sua nota;
  • Videoaulas comentando e corrigindo redações que obtiveram a nota 1000 para te guiar na sua própria produção textual;
  • Videoaulas sobre as 5 competências que avaliam a redação do Enem para você entender como tirar um nota boa em cada uma delas;
  • Materiais complementares para você baixar e aprimorar a sua escrita.

MONITORIA ILIMITADA

  • Monitoria ilimitada para você fazer quantas perguntas quiser sobre as suas correções

SIMULADOS

Com a Imaginie Simulados você pratica para o Enem com provas no mesmo formato do exame.

Você terá acesso a:

  • Simulados 2020 e 2021
  • Questões inéditas e redação
  • Resolução em vídeo das questões
  • Relatório de desempenho
  • Correção TRI (para os simulados realizados dentro do prazo)

GARANTIA EXCLUSIVA

Se você comprou algum dos nossos pacotes com 50, 75 ou 100 correções de redação no período da Black November (03/11 – 30/11), utilizou menos de 50% das correções do pacote e conseguiu a aprovação em alguma universidade pública pelo Sisu 2021/1, você pode pedir o seu reembolso até o dia 31/05/2021.

Como pedir o cancelamento?

Até o dia 31/05/2021, basta entrar em contato através do e-mail contato@imaginie.com solicitando o seu reembolso e enviando os seguintes documentos:

– Comprovante de matrícula na instituição de ensino superior;

– CPF e nome completo do titular da compra;

– E-mail utilizado para logar na plataforma da Imaginie.

Dentro do prazo de 60 dias, o reembolso será feito direto na conta bancária informada.

Ah, e não esquece de contar pra gente sobre a sua aprovação emoji

Qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe de suporte para saber mais. 

Quer garantir o seu pacote com desconto para 2021, mas ainda não sabe se vai passar na faculdade?

Fique tranquilo(a)!

Você consegue pedir o seu dinheiro de volta se você for aprovado(a) no Sisu 2021/1 emoji

Como funciona?

Se você comprou algum dos nossos pacotes com 50, 75 ou 100 correções de redação no período da Black November (03/11 – 30/11), utilizou menos de 50% das correções do pacote e conseguiu a aprovação em alguma universidade pública pelo Sisu 2021/1, você pode pedir o seu reembolso até o dia 31/05/2021.

Como pedir o cancelamento?

Até o dia 31/05/2021, basta entrar em contato através do e-mail contato@imaginie.com solicitando o seu reembolso e enviando os seguintes documentos:

– Comprovante de matrícula na instituição de ensino superior;

– CPF e nome completo do titular da compra;

– E-mail utilizado para logar na plataforma da Imaginie.

Dentro do prazo de 60 dias, o reembolso será feito direto na conta bancária informada.

Ah, e não esquece de contar pra gente sobre a sua aprovação emoji

Qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe de suporte para saber mais. 

Vem com a Imaginie garantir a nota 1000 na redação do Enem! #vem1000emoji

Quer entender melhor o que os combos Black Enem 50 e Black Enem 100 incluem?

  • Correção de redação (50 ou 100 correções)
    • Validade: 12 meses
  • Simulados
    • Serão disponibilizados para os alunos os simulados de 2020 e 2021, incluindo correção por vídeo, questões inéditas e relatório de desempenho; 
    • Os alunos receberão a nota TRI apenas dos simulados realizados dentro da data de aplicação.
  • Monitoria ilimitada 
    • Tira-dúvidas sobre as correções
  • Curso de redação da prof.ª Jana Rabelo
    • Videoaulas voltadas para Enem, Fuvest e Unicamp
    • Materiais de apoio

Tudo isso por um preço imperdível! 🎉 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao prosseguir, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.

Prosseguir