Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O empreendedorismo digital em questão no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Empreendedorismo digital é o ato de criar um negócio que funcione na internet. Entenda esse cenário e como o ambiente digital pode ser um ótimo espaço para fazer negócios de sucesso.
Com a popularização da internet e o aumento expressivo de seus usuários nos últimos tempos, o espaço virtual passou a não representar apenas um campo informacional, de diversão ou entretenimento, mas também uma possibilidade para negócios e isso cresce exponencialmente. Dentro desse novo cenário surgiu, então, o empreendedorismo digital. A realidade de empreender na internet, muitas vezes fazendo o próprio horário e trabalhando para si mesmo, com a possibilidade real de um bom retorno financeiro, é o presente e o futuro dos negócios, à medida que o mundo se torna mais tecnologicamente dependente e globalmente conectado.
Além disso, grandes empresas físicas passaram a ter também lojas virtuais e, grandes negócios exclusivamente virtuais são exemplos de empreendedorismo digital, como Netshoes, Submarino e Amazon, empresas que surgiram dentro desse novo mercado e alcançaram grande relevância, concorrendo, inclusive, com lojas físicas de tradição. Surgiram, também, os marketplaces, grandes portais que reúnem vários estoques de grandes e pequenas lojas em um único lugar, como Walmart, Dafiti, Magazine Luíza e etc. A comodidade de comprar pela internet, sem sair de casa, ou mesmo estando em qualquer lugar onde haja acesso à rede, faz com que os negócios virtuais cresçam cada vez mais.
Estudos mostram que, até o ano de 2020, cerca de 50% das compras serão feitas online, por meio de smartphones, tablets e outros eletrônicos, ou seja, as lojas físicas não serão a primeira opção dos brasileiros. Atualmente, existem 58 milhões de consumidores online, ou seja, cerca de 27% da população brasileira.
Disponível em: https://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/empreendedorismo-digital-conceitos-e-definicoes-115/ (adaptado)
TEXTO II
Estudo aponta mudanças no mercado digital em 2021
Pedro Mattos, CEO de sete empresas no Estados Unidos, explica quais posicionamentos o empreendedor digital deve seguir nesta fase pandêmica
Os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) indicam profundas mudanças no cenário do empreendedorismo nacional. O grupo dos informais se reduziu em quase 2 milhões de pessoas, enquanto o número de empreendedores formalizados cresceu em 1% e nos últimos 5 anos, a taxa de empreendedores individuais formalizados cresceu 27%, enquanto os demais permaneceram estáveis. Com a pandemia, ocorreu uma mudança de comportamento do brasileiro, no modo de se vestir, de consumir, de se socializar e com toda essa mudança o empreendedorismo no mundo digital também segue em constante movimentação.
Segundo o especialista Pedro Mattos, as vidas de milhares de pessoas passaram a ser transformadas através da internet e que para quem quer investir nesse meio é preciso ter disciplina: “Sempre falo que você tendo essa lista na mente com disciplina, organização, determinação, vocação, visão, sabedoria e liderança – você chega aonde quiser com o seu negócio seja ele pequeno ou grande”, ressalta Pedro que já foi vendedor ambulante de roupas e chegou a dormir em aeroportos entre os EUA e o Brasil.
A crescente do mercado digital no Brasil é notória e a pesquisa publicada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apontou que em 2020, que o comércio eletrônico cresceu 68%. Em 2021, esse crescimento será 26% maior que no ano anterior. Esse aumento mostra uma enorme vantagem para quem está buscando se inserir neste mercado ou para quem precisa se consolidar.
Empreender digitalmente não é tarefa fácil, mas de acordo com o empresário Pedro Mattos que é CEO em sete empresas nos Estados Unidos, o diferencial sempre vem da força de quem tem o negócio: “Ser empresário é uma arte de multiplicar liderança na qual você não só cresce financeiramente e também intelectualmente. Hoje todo meu trabalho é de formação de líderes nessas empresas, mostrando a forma e a capacidade que esses empresários têm e muitas vezes não conseguem enxergar.”, completa.
Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/estudo-aponta-mudancas-no-mercado-digital-em-2021,0c4e9ae36170baeb86158a510e2cb17f90q3lsi8.html