Entrar
Comprar
  • PARA ALUNOS
    • Curso de redação
    • Simulados
    • Temas de Redação
  • PARA ESCOLAS
    • Redação
  • PARA PROFESSORES
    • Para meus alunos
    • Quero ser corretor (a)
  • BLOG
Menu
  • PARA ALUNOS
    • Curso de redação
    • Simulados
    • Temas de Redação
  • PARA ESCOLAS
    • Redação
  • PARA PROFESSORES
    • Para meus alunos
    • Quero ser corretor (a)
  • BLOG
AULA PARTICULAR
LOGIN ALUNO
COMPRAR

Últimos dias para garantir o curso de redação da prof.ª Jana Rabelo com o preço de 2020.  Clique aqui e saiba mais! 

00 Days
00 Hours
00 Minutes

Estude em casa com a Imaginie! Veja os  descontos  que preparamos para você.

Clique aqui

Clique Aqui para participar e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Aproveite as promoções imperdíveis da Imaginie no mês de novembro

Início » Portfolio » O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil

O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil

  • setembro 16, 2015
  • Inclusão, Minorias, Sociedade

Proposta de Redação

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

O esporte como ferramenta de auxílio à inclusão social e à saúde pública no Brasil

No dia 02 de outubro do ano passado, quando o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, anunciou a escolha do Rio de Janeiro para a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil inteiro comemorou. No entanto, a maioria dos brasileiros não tinha idéia da importância dessa decisão histórica para o futuro do país.

Sem dúvida, os legados que os Jogos Olímpicos Rio 2016 deixarão para a cidade maravilhosa – e, conseqüentemente, para o Brasil – tais como os de segurança, infraestrutura, transporte, turismo, dentre outros, serão visíveis e mensuráveis. No entanto, o Sistema CONFEF/CREFs vem alertando as autoridades, políticos, Profissionais de Educação Física e sociedade em geral quanto aos legados socioeducacionais.(…)

O simples fato de o Brasil ser sede dos Jogos Olímpicos, certamente, já está causando um impacto positivo entre as crianças e os jovens na medida em que um evento deste porte envolve emoção, glórias, conquistas, além de contar com a participação de atletas renomados do esporte mundial. Outros legados, como os de infraestrutura, por exemplo, também servirão como estímulo para a inclusão da juventude no esporte.

Disponível em: https://relpredacao.com.br/o-esporte-como-ferramenta-de-auxilio-a-inclusao-social-e-a-saude-publica-no-brasil/

TEXTO II

O esporte como ferramenta de inclusão social

A prática do esporte pode transformar as vidas de muitas crianças e adolescentes, estimulando a superação de barreiras e limitações e o crescimento das noções de solidariedade e respeito às diferenças. Quem pratica esportes tem a oportunidade de se tornar um cidadão melhor, porque treina também para a vida, para exercer os seus direitos e compreender os seus deveres com disciplina e determinação.

No esporte brasileiro são inúmeros os exemplos de superação, inclusão social e sucesso por meio do esporte. Se falarmos sobre futebol, logo lembramos de Ronaldo “Fenômeno”. Nascido na periferia do Rio de Janeiro numa família muito humilde, Ronaldo foi descoberto muito cedo e aos 17 anos já disputava sua primeira Copa do Mundo. (…) Outro ótimo exemplo é a pivô da seleção brasileira de basquete feminino, Bianca Araújo. A jovem de 18 anos era catadora de lixo nas ruas de Santo André, no ABC Paulista, desde os sete anos de idade, ao lado da mãe e do irmão. Aos 13 anos foi descoberta por acaso e viu sua vida mudar totalmente de rumo. Hoje, a menina de 1,91m de altura é uma das promessas do basquete brasileiro.

Disponível em: http://www.euamoobrasil.org.br/noticia/o-esporte-como-ferramenta-de-inclusao-social

TEXTO III

oesportecomoferramentadeinclusao

Disponível em: http://www.gestaoesporte.com.br/layout/uploads/images/charge_olimpiadas(1).jpg 

TEXTO IV

Segundo Tempo/PanSocial já apresenta estatísticas animadoras para as comunidades fluminenses

As estatísticas gerais do projeto são animadoras: dos quase 50.000 jovens entre 7 e 24 anos atendidos em todo o estado, 99,2% freqüentam a escola. Rubem César pontuou o quão positivo é esse dado e elogiou todos os coordenadores e estagiários do projeto pelo atendimento às metas pretendidas. “Um terço da população brasileira entre 15 e 24 anos está fora da escola. Já entre os participantes do Segundo Tempo/Viva Rio, o índice geral é 0,8%. Apesar de ser bastante baixo, é com ênfase nesse público que temos que continuar trabalhando nas próximas fases”, afirmou Rubem César. O secretário João Ghizoni reiterou a importância dessa continuidade do trabalho para que o programa possa melhorar em qualidade e se consolidar como uma política pública efetiva e contínua. “O Segundo Tempo prova que uma criança praticando esporte custa ao poder público 10 vezes menos do que um presidiário, e forma cidadãos para o futuro”, explicou Ghizoni, ao avaliar a aplicação dos recursos do governo federal em projetos que tenham como meta desviar crianças e jovens de situação de risco social. “Todos saem ganhando com estas ações”, completou o secretário.

Disponível em: http://www.esporte.gov.br/index.php/institucional/esporte-educacao-lazer-e-inclusao-social/segundo-tempo/noticias-2/40776-segundo-tempopansocial-ja-apresenta-estatisticas-animadoras-para-as-comunidades-fluminenses 

 FOLHA DE REDAÇÃO GUIADA  

Modelo com dicas para você produzir um texto nota 1000!

BAIXE AGORA

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
PrevAnteriorO papel da literatura na sociedade contemporânea
PróximoLixo e cidadania – Pensar globalmente, agir localmenteNext

Conheça nossos planos

Clique aqui
Preço especial

Conheça nossos planos

Clique aqui
Preço especial

Acesso rápido

  • Correcão de Redação
  • Imaginie Simulados [NOVO]
  • Curso de Redação
  • Banco de Redações
  • Programa de Afiliados

Imaginie

  • Sobre nós
  • Para Escolas
  • Seja Corretor
  • Perguntas Frequentes
  • Imprensa
  • Trabalhe com a gente
  • Intranet

Fale com a gente

  • contato@imaginie.com
  • Atendimento de 08h às 16h

Explore

  • Blog do Aluno
  • Blog de Educação

Redes Sociais

Facebook-f Instagram Youtube Linkedin

Transparência

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Receba nossa Newsletter

Imaginie Redação - 18.915.944/0001-54
Rua dos Aimorés, 2001 / Sala 506 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-074

Feito com <3 para você crescer.

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.

COMPRE PELO WHATSAPP

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao prosseguir, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.

Prosseguir