Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O impacto das desigualdades sociais nas desigualdades escolares”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Disponível em: https://luanmesan.jusbrasil.com.br/artigos/533742749/uso-do-bem-publico
TEXTO II
Disponível em: https://exame.com/revista-exame/todos-perdem-uns-mais-que-outros/
TEXTO III
Segundo boletim do Ministério da Economia, o fechamento das escolas durante a pandemia da covid-19 pode ter consequências por 15 anos na economia brasileira.
O fechamento das escolas é uma medida necessária para que estudantes evitem o contágio da covid-19. Contudo, o estudo argumenta que o acesso às aulas pela internet – o chamado ensino remoto – amplia as desigualdades sociais.
De acordo com o subsecretário de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica, Erik Figueiredo, as pessoas de renda mais baixa têm problemas para obter um computador, uma conexão de internet com qualidade e ainda um ambiente adequado para estudar em casa.
O Boletim revela ainda que, quando os estudantes que hoje têm entre 5 e 20 anos, entrarem no mercado de trabalho, eles somarão menos anos de educação escolar. Uma alternativa proposta seria acrescentar mais tempo de estudo depois que a pandemia terminar. Mas, nesse caso, os especialistas relatam que o atraso na entrada dos jovens no mercado de trabalho poderá ser preocupante, porque até lá, a população que gera riqueza no país vai estar reduzida.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2021-03/situacao-das-escolas-na-pandemia-pode-agravar-futuro-economico-do-pais (Adaptado)