Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O papel da mulher no futebol”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Mulheres ainda enfrentam machismo velado no futebol
Keys: “Parece que é uma mulher que vai bandeirar hoje, de acordo com Steve, o Cameraman.”
Gray: “Uma mulher bandeirinha?”
Keys: “Foi o que ele disse. Ele falou que ela é boa. Mas não sei se a gente pode confiar.”
Gray: “Eu não confiaria. O que as mulheres sabem de impedimento?”
Essa conversa entre o narrador Richard Keys e o comentarista Andy Gray, da Sky Sports, Inglaterra, aconteceu antes da transmissão do jogo entre Wolverhampton e Liverpool, pelo Campeonato Inglês. Os dois estavam se referindo a Sian Massey, que iria “bandeirar” a partida. Sem saber que o microfone estava aberto, foram flagrados e o vídeo do diálogo vazou na internet. Andy Gray, que estava desde 1992 na Sky Sports e era um dos comentaristas mais famosos do país, foi sumariamente demitido. Richard Keys renunciou ao cargo.
Esse episódio inglês é mais um caso de preconceito contra as mulheres. O machismo continua sendo um dos problemas sociais da atualidade. Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística), publicada em março de 2010, as mulheres ganham 72,3% do salário de um homem que ocupa o mesmo cargo e possui a mesma escolaridade ou menos. Independentemente de opiniões, o machismo é real no futebol. Só não percebe quem não quer. E pior: só não age contra quem não quer.
Disponível em: <https://trivela.com.br/mulheres-ainda-enfrentam-machismo-velado-no-futebol/>. Acesso em: 14 out. 2018.
TEXTO II
Fifa The Best: Marta é eleita melhor jogadora do mundo pela sexta vez
Rainha mais uma vez! Marta é a grande vencedora do troféu de melhor jogadora do mundo da Fifa pela sexta vez. A premiação foi entregue nesta segunda-feira em evento de gala da Fifa, em Londres. A brasileira já havia vencido em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010 e, com a perda do título no masculino por CR7, se torna a maior vencedora entre todos os atletas no prêmio individual da entidade – tanto ele quanto Messi têm cinco.
– Eu realmente estou sem palavras, pois é um momento fantástico. As pessoas falam: você já foi tantas vezes e se emociona sempre. Sim, faço isso porque representa muito para mim – afirmou Marta, emocionada.
Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-feminino/noticia/fifa-the-best-marta-e-eleita-melhor-jogadora-do-mundo.ghtml>. Acesso em: 14 out. 2018.
TEXTO III
Disponível em: <https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/desigualdade-de-genero-neymar-embolsa-em-media-r-900-mil-por-gol-marta-r-12-mil/>. Acesso em: 14 out. 2018.