Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os efeitos da falta do autoconhecimento na era digital”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Hoje em dia, é muito importante você se conhecer melhor, porque há agora todas essas empresas e governos tentando hackear ou monitorar você, conhecer você melhor e explorar suas fraquezas mentais em detrimento de você. Conhece-te a ti mesmo é um conselho muito antigo. (…) Só que antes você não tinha concorrência nisso. Se você negligenciasse o esforço de conhecer sua própria mente, ninguém de fora podia olhar para dentro de você. A urgência era menor. Agora isso é muito urgente. Todas essas empresas e governos estão entrando na sua cabeça e entendendo você melhor do que você mesmo se entende, razão por que você precisa ficar à frente deles, precisa conhecer a si mesmo e conhecer especialmente suas fraquezas mentais melhor do que o governo, o Facebook ou a Amazon as conhecem. E isso pode ser feito de várias maneiras. (…) A única pessoa que pode explorar a sua mente é você mesmo. Portanto, eu encorajo todos, da pessoa mais pobre à mais rica: no século XXI, vocês precisam se conhecer melhor.
Yuval Noah Harari, no programa Roda Viva, em 11 nov. 2019.
TEXTO II
Disponível em: <http://spinorbitalatomico.blogspot.com.br>. Acesso em: 10 jan. 2020.
TEXTO III
A CARÊNCIA POR TRÁS DAS SELFIES
Postar autorretratos na Internet sugere busca pela aprovação do outro.
Na busca por aprovação, atenção e reconhecimento, postamos fotos que, de alguma maneira, acreditamos que suprirão nossas necessidades afetivas. (…) O vazio que você tenta preencher com uma selfie não será suprido pela quantidade de visualizações que a foto recebeu, pois essa satisfação só se dá internamente. É claro que uma selfie ou outra não faz mal a ninguém, não é mesmo? O que devemos é evitar o excesso. Afinal, nada em excesso é lá muito saudável. Como sempre, aperto na tecla da consciência e autoconhecimento. Consciente de si e de suas escolhas, não há certo ou errado, apenas caminhos diversos pelos quais você pode optar.
Por LUISA RESTELLI. Texto adaptado. Disponível em: <https://www.personare.com.br/a-carencia-por-tras-das-selfies-2-m5527>.