Entrar
Comprar
  • PARA ALUNOS
    • Curso de redação
    • Simulados
    • Temas de Redação
  • PARA ESCOLAS
    • Redação
  • PARA PROFESSORES
    • Para meus alunos
    • Quero ser corretor (a)
  • BLOG
Menu
  • PARA ALUNOS
    • Curso de redação
    • Simulados
    • Temas de Redação
  • PARA ESCOLAS
    • Redação
  • PARA PROFESSORES
    • Para meus alunos
    • Quero ser corretor (a)
  • BLOG
AULA PARTICULAR
LOGIN ALUNO
COMPRAR

Últimos dias para garantir o curso de redação da prof.ª Jana Rabelo com o preço de 2020.  Clique aqui e saiba mais! 

00 Days
00 Hours
00 Minutes

Estude em casa com a Imaginie! Veja os  descontos  que preparamos para você.

Clique aqui

Clique Aqui para participar e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Aproveite as promoções imperdíveis da Imaginie no mês de novembro

Início » Portfolio » Tema de redação: Manifestações populares em evidência no século XXI

Tema de redação: Manifestações populares em evidência no século XXI

  • novembro 14, 2017
  • Sociedade

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Manifestações populares em evidência no século XXI”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Significado de manifestação.

Ação de tornar público; ato de expressar um pensamento, ideia, ponto de vista etc; revelação: manifestação do pensamento.

Ação de se expressar publicamente; ato de tornar público.

[Brasil] Conjunto de várias pessoas que, geralmente, se juntam para expressar publicamente uma opinião, reivindicação, ideia, sentimento etc.

[Medicina] Revelação de uma doença e/ou perturbação através de um sintoma ou da associação dos mesmos.

[Religião] Maneira com a qual Deus se utiliza para se comunicar com seu povo.

[Religião] Ação por meio da qual um iniciado e/ou médium recebe uma entidade espiritual.

Disponível em: https://www.dicio.com.br/manifestacao/ Acesso em 04 novembro 2017

VEJA EXEMPLOS DE REDAÇÃO DO TEMA

TEXTO II

1º Movimento negro – Estados Unidos

O movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos foi a campanha por direitos civis e igualdade para a comunidade afro americana nos Estados Unidos, tendo como principal líder, Martin Luther King. Dois momentos-chaves na luta por direitos iguais foram a marcha sobre Washington, que reuniu mais de 250.000 pessoas, e a concessão do Prêmio Nobel da Paz a King em 1964, que ajudaram a trazer atenção mundial para a causa. Entre as principais conquistas da época estão a aprovação da Lei dos Direitos Civis, 2 de julho 1964, que estabelecia o fim da discriminação racial nas acomodações públicas, no emprego, na educação e no registro de eleitores, e o direito ao voto pelo negros do sul, em 1965.

2º Apartheid – África do Sul

O apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 na África do Sul, favorecendo uma minoria branca e impondo restrições à população negra, com direito a massacres (em 1960, 67 negros foram mortos pela polícia), prisão de diversos líderes, como Nelson Mandela e Johnny Issel, entre outras punições. Com o declínio do domínio dos brancos, as manifestações contra o apartheid foram intensificadas. Com a posse de Frederick de Klerk na presidência, em 1989, ocorreram várias mudanças. Sua política foi legitimada por um plebiscito só para brancos, 1992, no qual 69% dos eleitores (brancos) votaram pelo fim do regime de segregação.

3º Diretas Já – Brasil, 1984

O movimento Diretas Já foi uma manifestação que reivindicava a volta das eleições presidenciais diretas no Brasil, e ocorreu entre 1983 e 1984, com o país há mais de 30 anos vivendo sob o regime militar. Dezenas de protestos aconteceram com a bandeira das Diretas Já, mas foi a manifestação realizada em 16 de abril, no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, que entrou para a história. Cerca de 1.500.000 participaram do protesto pedindo a volta do regime democrático ao país. Até hoje, essa é considerada a maior manifestação popular da história do Brasil. Os resultados da pressão popular vieram poucos anos depois, com a aprovação de uma nova Constituição, em 1988, e eleições diretas para presidente em 1989.

4º Panelaço – Argentina, 2001

Os argentinos saíram às ruas com panelas na mão, em dezembro de 2001, para pedir a saída do presidente Fernando De la Rúa. O protesto foi motivado pelo agravamento da crise financeira no país e pela medida anunciada pelo presidente de confiscar os depósitos bancários. O centro dos protestos foi a Praça de Maio, onde está localizada a Casa Rosada, sede do governo federal. Ao longo dos dias, os protestos foram intensificados, aumentando também o conflito entre policiais e manifestantes. Estima-se que cerca de 30 pessoas morreram nas manifestações, que culminaram com a renúncia de La Rúa, em 20 de dezembro de 2001.

5º Protestos em Mianmar – 2007

Em agosto de 2007, a população e monges budistas iniciaram uma série de protestos antigovernamentais contra a situação econômica de Mianmar (antiga Birmânia). Devido à cor do traje usado pelos monges, o protesto também ficou conhecido como “Revolução Amarelo-Laranja”. Os protestos foram considerados o maior levante popular dos últimos anos contra a junta militar que governa o país do Sudeste Asiático. A repressão por parte da polícia foi forte. Acredita-se que pelo menos 3.000 pessoas morreram nos confrontos, além do governo ter restringido o acesso à internet e imposto um toque de recolher à população.

6º Protestos contra Ahmadinejad -Irã, 2009

Centenas de manifestantes foram às ruas de Teerã, em um protesto que durou 10 dias, contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, declarado vitorioso nas eleições presidenciais do Irã com 62%. Nomes da oposição, entre eles o candidato derrotado Mir Houssein Mousavi, acusaram o governo de fraude eleitoral e corrupção. Como as emissoras do país não divulgavam os protestos, os manifestantes recorreram a canais como Twitter, You Tube e Flickr para reportar a todo o mundo o que estava acontecendo no Irã.

7º Protestos contra o presidente – Geórgia, 2007

Cerca de 40 mil pessoas exigiram eleições antecipadas na Geórgia durante um protesto em novembro de 2007 contra o presidente Mikhail Saakashvili. O protesto foi considerado a maior manifestação de descontentamento público desde a revolução de 2003, que levou Mikhail ao poder. Manifestantes — 250 ao todo — da oposição ocuparam a frente do prédio do Parlamento e disseram que não sairiam de lá até que suas exigências sejam cumpridas. A manifestação, organizada por 10 partidos e movimentos de oposição, apresentou uma carta de exigências ao presidente, exigindo a convocação de eleições parlamentares antecipadas; constituição de uma Comissão Eleitoral Central sobre bases paritárias; libertação de todos os presos políticos.

8º Camisas vermelhas – Tailândia, 2010

A Tailândia estava em crise desde que o premiê Thaksin Shinawatra foi derrubado por um golpe militar, em setembro de 2006. Quando o líder do Partido Democrata, Abhisit Vejjajiva, foi eleito primeiro-ministro, em dezembro de 2008, a expectativa era de que ele pusesse um fim à crise. Mas a situação só se agravou e, em março de 2010, quando os camisas vermelhas, passaram a exigir a renúncia do governo atual. Os protestos duraram mais de uma semana e chegaram a reunir 65 mil pessoas em uma caravana na capital tailandesa. Depois de dois meses, o movimento parou a cidade e levou o governo a lançar uma ofensiva para retirar os manifestantes das ruas. O número de mortos passou de 30.

9º Manifestações contra Ben Ali – Tunísia, 2011

As manifestações em janeiro deste ano contra o governo do presidente da Tunísia, Zine al-Abidine Ben Ali, levaram o líder a renunciar depois de 23 anos no poder. Ben Ali deixou o cargo e o país rumo à Arábia Saudita depois que o governo decretou estado de emergência e um toque de recolher enquanto milhares de manifestantes protestavam no centro da capital, Túnis. Os bens de Ali e de sua família foram confiscados pelo Estado. O primeiro-ministro Mohammed Ghannouchi assumiu a presidência interina e disse que sua prioridade é restaurar a ordem no país e convocar novas eleições em até 6 meses, o que não acalmou os manifestantes, que seguem protestando contra a participação de membros do partido de Ben Ali, o RDC, no governo de transição. Segundo a ONU, 219 pessoas já morreram e 510 ficaram feridas nos confrontos.

10º Protestos contra Hosni Mubarak – Egito, 2011

Manifestantes protestam desde a última semana de janeiro contra o governo do presidente Hosni Mubarak, há 30 anos no poder. Os egípcios querem que o presidente renuncie e um novo governo seja instaurado no país. Na terça-feira (1º), para celebrar o 8º dia de protesto, os manifestantes realizaram a “marcha do milhão”, na praça Tahrir, no centro de Cairo, no maior protesto realizado até então contra o governo Mubarak. O governo bloqueou serviços como internet e telefones, mas mesmo assim os protestos continuaram pela capital egípcia. Tentando amenizar os protestos, Mubarak trocou parte de seu gabinete, sem efeito. O presidente também não conta com a força do Exército, que em nota disse que não vai reagir contra os manifestantes.

Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/listas/top-10-manifestacoes-populares.jhtm Acesso em 04 novembro 2017

TEXTO III

Disponível em http://domtotal.com/charge.php?chaId=773: Acesso em 04 novembro 2017

VEJA EXEMPLOS DE REDAÇÃO DO TEMA

 FOLHA DE REDAÇÃO GUIADA  

Modelo com dicas para você produzir um texto nota 1000!

BAIXE AGORA

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
PrevAnteriorTema de redação Fuvest: Ética no século XXI
PróximoTema de redação Fuvest: O que é arte?Next

Conheça nossos planos

Clique aqui
Preço especial

Conheça nossos planos

Clique aqui
Preço especial

Acesso rápido

  • Correcão de Redação
  • Imaginie Simulados [NOVO]
  • Curso de Redação
  • Banco de Redações
  • Programa de Afiliados

Imaginie

  • Sobre nós
  • Para Escolas
  • Seja Corretor
  • Perguntas Frequentes
  • Imprensa
  • Trabalhe com a gente
  • Intranet

Fale com a gente

  • contato@imaginie.com
  • Atendimento de 08h às 16h

Explore

  • Blog do Aluno
  • Blog de Educação

Redes Sociais

Facebook-f Instagram Youtube Linkedin

Transparência

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Receba nossa Newsletter

Imaginie Redação - 18.915.944/0001-54
Rua dos Aimorés, 2001 / Sala 506 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-074

Feito com <3 para você crescer.

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.

COMPRE PELO WHATSAPP

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao prosseguir, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.

Prosseguir