Últimos dias para garantir o curso de redação da prof.ª Jana Rabelo com o preço de 2020.  Clique aqui e saiba mais! 

00 Days
00 Hours
00 Minutes

Estude em casa com a Imaginie! Veja os  descontos  que preparamos para você.

Clique aqui

Clique Aqui para participar e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Reta Final ENEM 🚀 Aulas gratuitas de redação toda terça, às 19h30!

👉 Garanta sua vaga e chegue pronto pra nota 1000!

inscreva-se já!
Entrar
Comprar
  • PARA ALUNOS
    • Curso de redação
    • Temas de Redação
  • PARA ESCOLAS
    • Redação
  • PARA PROFESSORES
    • Para meus alunos
    • Quero ser corretor (a)
  • BLOG
Menu
  • PARA ALUNOS
    • Curso de redação
    • Temas de Redação
  • PARA ESCOLAS
    • Redação
  • PARA PROFESSORES
    • Para meus alunos
    • Quero ser corretor (a)
  • BLOG
AULA PARTICULAR
LOGIN ALUNO
COMPRAR
Aproveite as promoções imperdíveis da Imaginie no mês de novembro

Início » Portfolio » Tema de redação: Os hábitos de consumo no Brasil

Tema de redação: Os hábitos de consumo no Brasil

  • setembro 4, 2017
  • Sociedade

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os hábitos de consumo no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Consumismo no Brasil: entenda o que realmente é e conheça o panorama no país.

Qual é o panorama do consumismo no Brasil?

De acordo com um estudo do SPC e da CNDL, cerca de 3 em cada 10 consumidores no Brasil consideram as compras como o tipo de lazer favorito.
Esse levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas descobriu, ainda, que 40,2% dos entrevistados das classes A e B admitem que comprar é uma forma de reduzir o estresse do cotidiano.
Em um outro estudo, realizado pelas mesmas instituições, revelou-se que as classes C, D e Esão as que mais compram sem necessidade, motivadas por promoções.
São números que deixam claro o quanto o consumismo está presente entre os brasileiros e que esse comportamento do consumidor ocorre em todas as classes sociais. Mas por que ele ocorre?
Conforme a nossa sociedade foi criando padrões de comportamento que demonstram o quão bem-sucedido um indivíduo é — padrões esses reforçados pela mídia —, pessoas de todas as classes sociais passaram a ter vontades semelhantes em relação aos “sonhos de consumo”.
Porém, o acesso aos bens de consumo mais caros não é tão simples para os grupos de baixo poder aquisitivo, que acabam gerando despesas superiores ao rendimento quando querem satisfazer esses desejos.
De certa forma, podemos dizer que o consumismo ajuda a acentuar a diferença de classes no nosso país.
Será, então, que existem maneiras para frear o consumismo?

Disponível em: http://marketingdeconteudo.com/consumismo-no-brasil/ Disponível em: Acesso em 14 julho 2017

VEJA EXEMPLOS DE REDAÇÃO DO TEMA

TEXTO II

Pesquisa diz que três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes

Apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, anunciaram hoje (18) o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com base em pesquisa.
Em uma escala de 1 a 10, consumidores entrevistados dão nota média de 8,9 para a importância do tema consumo consciente, mas apenas três em cada dez consultados (32%) podem ser considerados, de fato, conscientes – um aumento de 10,2 pontos percentuais em relação a 2015, quando esse percentual era de 21,8%.
Apesar de ter apresentado melhora, o aumento do indicador foi discreto em relação a 2015, avaliam o SPC Brasil e a CNDL. “Assim como em 2015, os entrevistados associam mais frequentemente o consumo consciente com atitudes relacionadas apenas a aspectos financeiros, ficando em um segundo plano as esferas ambientais e sociais”, disse a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, em nota.

Indicador

O Indicador de Consumo Consciente (ICC), calculado pelo segundo ano seguido, atingiu 72,7%, permanecendo praticamente estável em relação a 2015, quando estava em 69,3%. O ICC pode variar de 0% a 100%: quanto maior o índice, maior é o nível de consumo consciente.
O estudo do SPC Brasil segmentou consumidores em três categorias, de acordo com a intensidade da prática dos comportamentos considerados adequados: consumidores conscientes – que apresentam frequência de atitudes corretas acima de 80% – consumidores em transição, cuja frequência varia entre 60% e 80% de atitudes adequadas e consumidores nada ou pouco conscientes, quando a incidência de comportamentos apropriados não atinge 60%.
Para elaborar o indicador, foi realizada uma pesquisa com perguntas para investigar os hábitos, atitudes e comportamentos que fazem parte da rotina de 600 consumidores nas 26 capitais mais o Distrito Federal, com idade a partir de 18 anos. Essas questões permearam as três dimensões que compõem o conceito de consumo consciente, e todas elas obtiveram resultados abaixo do desempenho ideal de 80%: práticas ambientais (72,5%), práticas financeiras (73,8%) e práticas sociais (70,6%).

Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-07/pesquisa-diz-que-tres-em-cada-dez-brasileiros-sao-consumidores-consciente Acesso em 14 julho 2017

TEXTO III

Disponível em: http://consumismo2ag07.blogspot.com.br/ Acesso em 14 julho 2017

VEJA EXEMPLOS DE REDAÇÃO DO TEMA

 FOLHA DE REDAÇÃO GUIADA  

Modelo com dicas para você produzir um texto nota 1000!

BAIXE AGORA

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
PrevAnteriorA questão da xenofobia no Brasil
PróximoTema de redação: As dificuldades do poder judiciário no BrasilNext

Conheça nossos planos

Clique aqui
Preço especial

Conheça nossos planos

Clique aqui
Preço especial

Acesso rápido

  • Correcão de Redação
  • Imaginie Simulados [NOVO]
  • Curso de Redação
  • Banco de Redações
  • Programa de Afiliados

Imaginie

  • Sobre nós
  • Para Escolas
  • Seja Corretor
  • Perguntas Frequentes
  • Imprensa
  • Trabalhe com a gente
  • Intranet

Fale com a gente

  • contato@imaginie.com
  • Atendimento de 08h às 16h

Explore

  • Blog do Aluno
  • Blog de Educação

Redes Sociais

Facebook-f Instagram Youtube Linkedin

Transparência

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Receba nossa Newsletter

Imaginie Redação - 18.915.944/0001-54
Rua dos Aimorés, 2001 / Sala 506 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-074

Feito com <3 para você crescer.

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.

COMPRE PELO WHATSAPP

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao prosseguir, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.

Prosseguir