8 dicas de concentração

Elisa Mourão Dicas de Redação

Nós, do QG do ENEM, queremos ajudar você, vestibulando, a se dar bem no Enem! Por isso, separamos 8 dicas sobre como manter o foco nos estudos.

Para começo de conversa, é importante ter em mente que este é um ponto crucial para obtenção de sucesso nos estudos. Portanto, leve todas essas dicas para a sua rotina! Confira:

  1. Se conheça

Muitas distrações podem ter causas internas. Pare para pensar sobre o que está te deixando ansioso e distraído para, assim, tentar trabalhar um pouco essas questões pessoais.

  1. Resolva as distrações externas

Se o ambiente de estudos está te atrapalhando, pense em qual é a melhor maneira de organizar esse lugar. Lembre-se de que muitas coisas entulhadas e a falta de organização afetam a concentração, então tente manter sua mesa de estudos, por exemplo, sempre limpinha e somente com o necessário.

  1. Esteja preparado

Para ter sucesso, você precisa ter em mente qual é o seu objetivo. Antes de começar a estudar, planeje sua rotina diária, incluindo as disciplinas e os assuntos que serão abordados durante o dia.

  1. Fique offline

Básico, né? A gente sabe que o celular pode atrapalhar muito a concentração. Ao estudar, mantenha o celular no modo avião ou longe de você.

  1. Faça Pausas

Por mais empolgado que você esteja com os estudos, lembre-se de fazer pausas. Levante, saia um pouco do ambiente, tome uma água ou, até mesmo, use essa pausa para checar as redes sociais. Mas controle o tempo da pausa para que ela não dure mais do que o necessário.

  1. Use a música a seu favor

Muitas vezes, ouvir música pode te ajudar a se concentrar. É claro que você não vai colocar aquela música super pesada para deixar sua cabeça ainda mais caótica. Tente colocar músicas calmas, mas que ao mesmo tempo ajudem na concentração. Além disso, estudar com fones de ouvido ajuda a passar a mensagem para outras pessoas de que agora não é um bom momento para conversar. 😉

  1. Estude em blocos

Ao invés de estudar tudo de uma vez, “quebre” o estudo em blocos. Isso ajuda a dar uma sensação boa de tarefa concluída ao fim de cada módulo concluído, o que acaba te motivando ainda mais para estudar o que falta.

  1. Coloque um fim

Para todo dia de estudo que começa, estipule um horário para terminar. Isso te ajuda a se concentrar e a entender melhor como otimizar o tempo que você tem.

Gostou das dicas? Compartilha com a gente aqui nos comentários quais outras estratégias te ajudam a manter o foco na hora dos estudos! 😉

VEJA TAMBÉM: PASSO A PASSO ANTES DE COMEÇAR A REDAÇÃO

Vamos debater sobre?