Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Habilidades e competências para as profissões do futuro”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
A evolução do mercado de trabalho
Não precisamos olhar muito para o passado para perceber como o mercado de trabalho mudou. Há poucos anos a pessoa que tinha uma graduação encontrava inúmeras oportunidades de trabalho. Hoje, ser graduado é básico e para se tornar competitivo é necessário ter um diferencial.
Além disso, perceba que em uma linha de produção, por exemplo, quem faz o trabalho pesado são as máquinas, os robôs, enquanto os seres humanos são responsáveis apenas por abastecê-las, controlá-las e consertá-las.
Por isso, os profissionais precisam ter uma especialização, já que o conhecimento tem sido muito mais valorizado do que a força física. Vivemos em um mundo que está se tornando totalmente tecnológico, então, apenas ser alfabetizado não é suficiente. É necessário dominar esses conhecimentos de tecnologia.
Mas as mudanças continuam, porque atualmente são valorizadas diversas habilidades que antes não faziam muita diferença na contratação de um profissional. Sendo assim, além de uma excelente teoria, as profissões do futuro exigem versatilidade, dinâmica, criatividade, raciocínio lógico, liderança, entre muitas outras características.
E, já que falamos sobre elas, veja a seguir uma lista de profissões que estarão em alta daqui há alguns anos. Perceba que algumas delas já estão no mercado em busca de profissionais capacitados:
- desenvolvedor de software;
- analista de Big Data;
- arquiteto e Engenheiro 3D;
- analista de Business Intelligence;
- produtor de conteúdo;
- analista e programador de Internet das coisas;
- cientista de Dados;
- roboticista;
- impressor 3D;
- arquiteto de novas realidades;
- designer de órgãos;
- designer de redes neurais robóticas e inteligência artificial;
- protético robótico;
- terapeuta de empatia artificial;
- engenheiro de nanorrobôs médicos;
- advogado especializado em drones e segurança cibernética.
Não é interessante? Não se preocupe se algumas dessas profissões do futuro ainda são desconhecidas por você, porque muita gente não as conhece. O importante é ter a consciência de que o mercado de trabalho está mudando.
Disponível em: https://www.happycodeschool.com/blog/profissoes-do-futuro/ (Adaptado)
TEXTO II
As competências e profissões do futuro para o mercado de trabalho
O século XIX foi palco de uma série de transformações que mudaram para sempre a forma do ser humano se relacionar com o trabalho. Com as máquinas a vapor e a produção em série da Primeira Revolução Industrial surgiram uma variedade de profissionais e profissões que até então não existiam, além de oportunidades e desafios voltados à mão de obra para operação de equipamentos e manutenção.
Algo similar está acontecendo desde a virada para o século XXI, marcada por invenções disruptivas como a do primeiro iPhone, apresentado por Steve Jobs em 2007.Passamos a viver em um mundo no qual a conectividade, os aplicativos e avanços tecnológicos estão ao alcance da mão. Isso revolucionou o mercado que se abre caminho para novas possibilidades e faz com que as profissões do futuro ganhem espaço, demandando o desenvolvimento de novas competências. É a Quarta Revolução Industrial.
Todo esse histórico foi apresentado por Marcelo Veras, sócio e membro do conselho da empresa Inova Consulting. “É muita coisa ao mesmo tempo, tudo aqui e agora”, afirma. “Muitas profissões nascem desse tsunami de áreas como a nanotecnologia, a inteligência artificial e a computação cognitiva”. Se antes já havia uma dificuldade para escolher uma carreira na qual seguir, hoje as possibilidades são ainda mais variadas, acredita o especialista.
Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, entre 65% e 70% das crianças que ingressam no ensino fundamental atualmente trabalharão em empregos que sequer existem nos dias de hoje. Além disso, 50% das empresas pretendem automatizar e reduzir parte do tempo de trabalho de seus empregados até 2022, de acordo com a mesma pesquisa. Outro dado interessante mostra que 54% dos trabalhadores devem se requalificar e adquirir novas competências relacionadas a pensamento crítico, inovação, criatividade e proficiência em novas tecnologias.
Tudo isso significa que nós, seremos humanos, precisaremos aprender constantemente, e não apenas durante uma graduação para seguir em determinada carreira. Até porque seremos cada vez mais influenciados pelas transformações digitais, seja em carreiras consideradas tradicionais, nas tecnológicas ou mesmo nas que ainda não existem, diz o especialista. “Os conhecimentos vão mudar tanto que será preciso agregar aprendizados ao longo da vida”, aponta Veras.
Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/educacao-do-seculo-xxi/as-competencias-e-profissoes-do-futuro-para-o-mercado-de-trabalho/
TEXTO III
Disponível em: http://a-um-click.blogspot.com/2011/10/as-profissoes-do-futuro.html