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Início » Portfolio » A importância da representatividade na publicidade

A importância da representatividade na publicidade

  • maio 4, 2021
  • Cultura, Desigualdade, Inclusão, Minorias, Problemas sociais, Sociedade

Proposta de Redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância da representatividade na publicidade”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Pesquisa sobre diversidade na publicidade mostra que Brasil ainda precisa quebrar estereótipos

Mesmo evoluindo, mercado nacional ainda precisa se conectar com os consumidores de forma mais relevante

A agência Heads, em parceria com a ONU Mulheres, divulgou uma nova edição de sua pesquisa sobre a representatividade de gênero e raça na publicidade brasileira. A sétima edição do estudo “TODXS – Uma análise da representatividade na publicidade brasileira” mostra que, apesar de estar em evolução, o mercado nacional ainda precisa quebrar estereótipos e se conectar com os consumidores de forma mais relevante.

As propagandas exibidas na TV e os posts de marcas nas redes sociais, apesar de estarem em um notório processo de evolução e mudanças, ainda reforçam estereótipos e continuam a não representar a real diversidade de raças e gêneros da nossa sociedade.

A agência monitorou todos os comerciais veiculados nos canais de televisão (aberta e fechada) de maior audiência no país durante uma semana (de 23 a 29 de julho de 2018). Nas 2.149 inserções analisadas foi possível perceber que há de fato um impacto perceptível das discussões sobre equidade de raças e gêneros na publicidade brasileira, apesar de ainda estarmos distantes do ideal de representatividade na propaganda.

O dado que melhor sinaliza essa evolução é o número de protagonistas negras, que chegou a 25% de participação nas peças publicitárias, maior percentual visto pelo estudo até hoje. Já quando falamos sobre protagonistas homens e negros, os dados ainda são muito baixos.

Quando olhamos os coadjuvantes, o percentual de negros é bem mais representativo, podendo ser maioria em alguns casos. Isso significa que a diversidade ainda fica em segundo plano e o protagonismo continua majoritariamente branco. […]

Para Isabel Aquino, diretora de planejamento da Heads e responsável pelo estudo, o público “recebe, em média, 5 mil mensagens publicitárias por dia. Mesmo não memorizando todas essas mensagens, inevitavelmente acumulamos conteúdos e informações que impactam a nossa maneira de enxergar e entender o mundo. A realidade social em que vivemos e os dados do estudo mostram que ainda estamos distantes de um ideal de equidade”, explica. […]

Outro dado interessante é a análise sobre quantos protagonistas negros tem traços negróides (cabelo crespo, pele mais escura, nariz e lábios grossos). Dentre os homens negros protagonistas, o percentual foi ótimo: 70%. Já entre as mulheres, os números não são os melhores: apenas 47%, menos da metade. Ou seja, a maioria das protagonistas negras são mulheres de tom de pele mais claro, com traços finos e cabelo liso ou alisado.

Essas, e outras informações do estudo, ajudam a identificar as mudanças pelas quais a publicidade está passando. “Há uma evolução no pensamento das marcas, mas ela ainda não acontece na velocidade em que se espera. Existe uma grande oportunidade para as marcas contribuírem com a discussão e, ao mesmo tempo, criarem valores e incrementar o negócio. Nada vai mudar se as pessoas não mudarem seus pensamentos, pré-conceitos e julgamentos”, completa Isabel.

Disponível em: https://www.b9.com.br/101008/pesquisa-sobre-diversidade-na-publicidade-mostra-que-mercado-brasileiro-ainda-precisa-quebrar-estereotipos/ (Adaptado)

TEXTO II

É inconstitucional e discriminatório, diz especialista sobre PL 504/20

Advogado Cauê Batista argumenta contra o polêmico projeto de lei que proíbe publicidade com alusão a preferências sexuais

O Projeto de Lei 504/20 que pretende proibir “a publicidade que contenha alusão a preferências sexuais e a movimentos sobre diversidade sexual relacionada a crianças” tem dado o que falar. A polêmica proposta mobilizou mais de 600 empresas e organizações da sociedade civil, entre elas Coca-Cola, Natura, Ambev, Disney, Johnson & Johnson e Gerdau, que se manifestaram contrárias ao projeto. Também houve inúmeras reações nas redes sociais.

De acordo com a consultoria Mais Diversidade, no início da semana, 69 empresas haviam publicado posicionamentos contrários ao texto na internet usando as hashtags #abaixopl504, #PropagandaPelaDiversidade e #lgbtnãoémáinfluência.

Para Cauê Batista, profissional da Zilveti Advogados especializado em compliance para empresas, a proposta é inconstitucional porque fere os artigos 22 e 220 da Constituição Federal. Com emenda de autoria da deputada estadual Erica Malunquinho (PSol-SP), a votação foi barrada nessa quinta-feira (29/4). O texto agora vai ser debatido em comissões, com grupos especializados. O especialista explica que, em casos assim, se o PL fosse aprovado, o Judiciário poderia ser acionado.

Dentre os pontos destacados por ele como inconstitucionais, o primeiro (artigo 22) diz que compete privativamente à União legislar sobre propaganda comercial. Sendo assim, o projeto não poderia ser discutido em âmbito estadual.

O segundo ponto defendido pelo especialista é de que o artigo 220 indica que a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. “Esse PL é uma forma de censura quando discrimina o que pode ou não estar na propaganda”, explica Batista. “É um projeto completamente discriminatório, porque pretende segregar famílias e indivíduos”, conclui.

Quando o assunto é publicidade, as marcas e campanhas já são pouco inclusivas, conforme aponta o estudo “Representação da Diversidade na Propaganda Digital Brasileira”, realizado pela agência SA 365. Após analisar diversos segmentos, entre eles Telecomunicações, Varejo e Higiene, a agência concluiu que grupos minoritários, entre eles LGBTQIA+, tiveram uma participação quase nula em boa parte das marcas analisadas.

Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas/m-buzz/especialista-em-compliance-para-empresas-rebate-pl-504-2020

TEXTO III

Disponível em: https://tirasarmandinho.tumblr.com/

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