Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Impactos do turismo à comunidade local: como solucionar esse problema?”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Moradores protestam com pistolas de água contra turistas em Barcelona
Residentes da cidade da Espanha que mais recebe turistas reclamam dos preços dos aluguéis e da grande quantidade de imóveis voltados para visitantes. Ato aconteceu no último sábado (6).
Milhares de pessoas se manifestaram no último sábado (6) em Barcelona contra o turismo de massa e seus efeitos sobre os moradores da cidade espanhola, que recebe milhões de visitantes todos os anos.
Sob o lema “Basta! Ponhamos limite ao turismo!”, alguns usaram “pistolas” de água para molhar visitantes que comiam em restaurantes e também pararam na frente de hotéis. Os manifestantes gritavam frases como “fora, turistas, de nossos bairros” e “Barcelona não
está à venda”.
O ato reuniu cerca de 2.800 pessoas, de acordo com a Guarda Urbana, relatou a agência France Presse. O grupo marchou pela zona litorânea de Barcelona e defendeu uma mudança no modelo econômico que reduza o fluxo turístico na cidade, que recebe o maior número de turistas estrangeiros da Espanha, ainda de acordo com a AFP.
“Não tenho nada contra o turismo, mas sim contra o excesso de turismo que estamos sofrendo em Barcelona, porque isso torna a cidade insustentável”, afirmou Jordi Guiu, um sociólogo de 70 anos, no início do protesto.
Protestos semelhantes vêm acontecendo em diferentes pontos da Espanha, como Málaga, Palma de Mallorca e as Ilhas Canárias.
Preço do aluguel motiva revolta
O aumento dos preços dos imóveis – cujos aluguéis subiram 68% na última década em Barcelona, segundo a prefeitura – é uma das questões que mais preocupa esses grupos, assim como os efeitos do turismo no comércio local, no meio ambiente e nas condições de trabalho de seus 1,6 milhão de habitantes.
“Os comércios de toda a vida estão fechando para dar lugar a um modelo de negócio que não é o que o bairro precisa. As pessoas (…) não conseguem pagar os aluguéis, têm que sair”, explicou Isa Miralles, uma musicista de 35 anos que mora no bairro de La Barceloneta, em entrevista à AFP.
Localizada na costa nordeste da Espanha e com pontos de atração internacional como a Sagrada Família, Barcelona recebeu mais de 12 milhões de turistas em seus hotéis, apartamentos de uso turístico e albergues no ano passado, segundo dados municipais.
Para combater “os efeitos negativos do turismo de massa”, a prefeitura liderada pelo socialista Jaume Collboni anunciou recentemente a intenção de proibir o aluguel apartamentos para turistas, uma atividade que, atualmente, envolve mais de 10.000 imóveis, até o final de 2028, para que retornem ao mercado e aumentem a oferta.
A medida já despertou críticas de alguns setores, como a associação de Apartamentos Turísticos, que considera que isso aumentará o mercado ilegal.
Disponível em: <https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2024/07/08/moradores-protestam-contraturistas-em-barcelona.ghtm>
TEXTO II
Impacto econômico, social e ambiental do turismo
O turismo é uma atividade econômica que tem registrado taxas contínuas de crescimento ao longo do tempo. E, o fenômeno turístico tem gerado análises, estudos e pesquisas sobre as relações que se formam em consequência das viagens e dos efeitos positivos ou negativos produzidos nas comunidades receptoras.
Por meio de muitas pesquisas, foi possível perceber que os impactos econômicos positivos do turismo estão relacionados com o dinheiro proveniente dos turistas, geração de empregos e fortalecimento da cultura local.
Por outro lado, o surgimento de aspectos negativos como criminalidade, aumento no consumo de drogas, congestionamentos, entre outros, fazem com que os moradores apresentem certa desconfiança ou antipatia com relação ao turismo.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT) e vários acadêmicos, a atividade turística gera uma série de impactos positivos e negativos de diferentes graus sobre o plano social e cultural. Para exemplificar, seguem alguns desses efeitos:
Impactos positivos:
● No âmbito cultural, contribui para preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, estimulando a preservação e a reabilitação de monumentos, edifícios e locais históricos, revitalização dos costumes locais como artesanato, danças tradicionais, festivais, gastronomia, entre outros;
● Gera atividade socioeconômica no mercado local, criando empregos, aumentando a renda local, bem como melhorando sua distribuição, favorecendo a população e o equilíbrio regional;
● Contribui para o equilíbrio da balança de pagamentos determinada pelas divisas em moeda estrangeira;
● Estimula o aumento dos investimentos feitos para atender os turistas, assim como a montagem da infraestrutura receptiva (hotéis, restaurantes, espaços de lazer e de eventos) e da infraestrutura urbana (estradas e saneamento);
● Contribui para a melhoria das condições sanitárias da região, incluindo coleta de lixo, iluminação pública e comunicações, proporcionando uma melhor qualidade de vida à comunidade local;
● Facilita os laços de comunicação e entendimento entre os povos e as sociedades;
● Pode permitir a comunicação e a paz com os mercados emissores;
● No âmbito ambiental, em geral, o turismo apresenta vantagens com a aprovação de medidas de conservação e de melhoria da qualidade ambiental favoráveis às comunidades locais; a descoberta e a acessibilidade de alguns aspectos naturais em regiões antes não valorizadas; a implantação de equipamentos e outras medidas preservacionistas; a utilização mais racional dos espaços; e a valorização do convívio direto dos indivíduos com a natureza.
Impactos negativos:
● Dependência excessiva do turismo, tornando a economia frágil às mudanças de mercado;
● Efeito inflacionário pelo aumento dos preços dos bens e serviços na localidade turística, em função do maior poder aquisitivo dos visitantes;
● Sazonalidade da demanda turística, caracterizada pela baixa estação, contribuindo para o desemprego ou diminuição de poder aquisitivo dos moradores;
● Privilégio de investimentos em infraestrutura turística, deixando de lado os investimentos em infraestrutura social, mais importantes para a qualidade de vida dos residentes;
● Devastação de recursos naturais e do patrimônio cultural em face à construção de equipamentos turísticos;
● No âmbito sociocultural, pesquisas apontam como resultado do desenvolvimento turístico alterações de práticas religiosas, aumento e congestionamento do trânsito, aumento da criminalidade, da prostituição, do consumo de álcool e de drogas;
● O contato com os hábitos e gostos dos turistas pode ocasionar mudanças nos gostos e hábitos culturais da comunidade receptora;
● Pode provocar a descaracterização da cultura do local visitado, afetando, principalmente, os países emergentes, onde a cultura dos turistas pode apresentar domínio sobre a cultura dos moradores.
Para a OMT (2003), os impactos mais evidentes da atividade turística são aqueles que causam perda ou prejuízo ao meio ambiente, como a poluição do ar e da água, bem como a sonora e a visual; congestionamentos de veículos e de pedestres; lixo deixado pelos turistas; desequilíbrio ecológico e perturbação da vida selvagem; danos aos sítios arqueológicos e riscos ambientais, como erosão, deslizamento de terra e deficiência na engenharia das instalações turísticas.
Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/impacto-economico-social-e-ambiental-do-turismo,9b95760686ff6810VgnVCM1000001b00320aRCRD>