Check-list redação nota 1000!

Roberta Rinaldi Dicas de Redação

SERÁ que você está realmente por dentro de tudo o que é preciso para tirar a nota máxima na redação? O Enem está chegando, e você não pode deixar nenhum detalhe passar, hein? Pensando nisso, criamos a check-list redação nota 1000, para você checar se já sabia ou não todos os detalhes para tirar total, e ficar por dentro de tudo o que é importante para garanti-lo no exame, afinal. Confira:

  • Você sabe o que é imprescindível na INTRODUÇÃO?

Não pode se esquecer da tese, nem da contextualização do tema no parágrafo inicial. A tese é o que indica um posicionamento sobre a problematização proposta, e a contextualização do tema indica que você entendeu o que deverá ser discutido ao longo do texto. Confira bem depois de redigir a introdução se você apresentou esses dois elementos, ok?

  • E no DESENVOLVIMENTO? Qual é o segredo?

Bons argumentos são bem fundamentados. Mas como? Bom, apresente fatos, dados e exemplos. Mostre que aquelas ideias não são aleatórias, você realmente é um aluno envolvido com o assunto ao ponto de saber referenciar informações relevantes sobre ele. Lembre-se de estar certo de que aquele dado é real e que vem de fontes confiáveis, tudo bem?

  • Sabe quantos PARÁGRAFOS seu texto deve ter?

Pelo menos 4. Introdução = 1. Desenvolvimento = Mínimo 2. Conclusão = 1. Lembrando que o espaço disponível é de 30 linhas. Se dividir por 4, coloque mais ou menos 6 linhas para introdução e conclusão e mais ou menos 7 para os dois parágrafos de desenvolvimento. Pronto! Fechou a conta 😉

  • Sabe quantos ARGUMENTOS colocar na redação?

Escolha pelo menos dois argumentos para desenvolver ao longo do texto, afinal, eles virão no desenvolvimento, um em cada parágrafo. Lembre-se de criar estratégias argumentativas (veja mais clicando AQUI).

  • Será que a LETRA interfere?

Sim! Apesar de não poder zerar um texto cuja letra não é lá das mais bonitas, o corretor pode encontrar dificuldades para compreender seu raciocínio por ter que ficar decifrando o que está escrito. Capriche! Uma dica: se sua letra de forma foi mais organizada que a cursiva, tudo bem usá-la. Só não se esqueça de diferencial as minúsculas e maiúsculas, tá?

  • Qual é o tamanho ideal de RECUO DO PARÁGRAFO?

Não pode ser muito pequeno, nem muito grande! Coloca aí a marca de um dedo, tem que dar mais ou menos 1 centímetro de recuo.

  • Quantos CONECTIVOS usar?

Não se trata de quantidade, mas sim qualidade. Use sempre que for necessário, busque variá-los, e não se esqueça de que no início de pelo menos dois parágrafos eles devem aparecer também! 😊

  • Você sabe interpretar o TEMA por completo?

Os temas do Enem nunca são uma palavra só, por exemplo, “saúde”. Há sempre o comando do que deve ser desenvolvido. No caso, poderia ser “Caminhos para melhorar os sistemas de saúde no Brasil”. Não daria, portanto, para falar sobre saúde, seria preciso destrinchar caminhos, soluções, alternativas para algo. O quê? Melhorar, aprimorar os sistemas de saúde. E mais, não pode se esquecer do contexto em discussão: Brasil. Atenção a isso na hora da prova, para não correr o risco de ser penalizado por tangenciamento e, consequentemente, ficar com a nota baixa!

  • Sabia que o número de PERÍODOS é algo importante de se reparar?

Jamais faça parágrafos frasais, ou seja, aqueles compostos por um longo e único período! Cada parágrafos deve apresentar pelo menos 3 períodos, e eles não devem passar de 3 linhas! Portanto, atenção!

  • Afinal, a PROPOSTA DE INTERVENÇÃO mudou?

Sim! No Enem 2018, o avaliador irá validar a proposta mais completa e checar quantos dos 5 elementos fundamentais ela apresenta. Como assim? Olha só, são 5 partes: ação interventiva, agente, meios, finalidade e detalhamento de um desses elementos. Se você apresentou uma proposta com 4 desses elementos e outra com 5 desses elementos, será considerada a mais completa. Assim, você já garantiu 200 pontos. Saiba mais clicando AQUI.

  • Será que pode RASURAR?

Sim! Afinal de contas, errar é humano 😊 Mas olha, tem que fazer da forma correta, que é, inclusive, muito fácil! Basta um traço simples sobre a(s) palavra(s). Nada de colocar entre parênteses, se não perde ponto!

E aí, esclarecemos muitas de suas dúvidas ou você já estava por dentro de todas essas informações? Compartilha com a gente aqui nos comentários!

Até a próxima! <3

 

Vamos debater sobre?