Enem 2019: 5 possíveis temas para a redação

Fabiana Amaral Dicas de Redação

A Redação do Enem é sempre um enigma e um medo da maioria dos estudantes. E todo mundo quer chegar no Exame preparado. Por isso, é importante que candidato estude o maior número possível de assuntos para ganhar repertório de conhecimento e praticar sua escrita com diversos textos diferentes, para não ser pego de surpresa no dia da prova.

Pensando nisso, analisamos os contextos sociais mais relevantes e compilamos os 5 possíveis temas da redação do Enem 2019. Agora não tem mais desculpa para começar a pesquisar e escrever sobre cada um dos temas, e aumentar suas chances de chegar com o conteúdo na ponta da caneta no dia do exame.

Veja abaixo os temas:

  • 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ: AVANÇOS E RETROCESSOS

Em outubro do ano passado, a Constituição Cidadã completou 30 anos. Ela deveria ser leitura obrigatória para nós brasileiros, mas a linguagem não é tão próxima daquilo que a gente tá acostumado a ler, por isso grande parte das pessoas afirmam desconhecê-la totalmente ou ter baixo conhecimento do texto. E olha que esse texto é importantíssimo, já que ele garantiu a volta da democracia ao Brasil e dos direitos que mudaram a vida de todos os seus cidadãos. E aí fica o questionamento: sem conhecer o documento que garante nossos direitos, como cobrá-los? Estamos avançando em relação ao que está ali definido pra nós, ou retrocedendo? Como a data comemorativa é próxima do exame, seria um bom tema pra cair no Enem, bastante atual e que leva a gente a pensar criticamente sobre a configuração atual da nossa sociedade.

Pratique o tema para tirar nota máxima na redação. Acesse aqui

  • CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA NO ESPORTE BRASILEIRO

Esse é um assunto muito sério, afinal, uma prática tão enriquecedora e de entretenimento se tornou, em muitas situações, sinônimo de intolerância, hostilidade e até morte! O esporte vem lá da antiguidade, inicialmente, como uma atividade de recreação e de comunicação, unindo pessoas. Infelizmente, a essência de integração e de cooperação perdeu espaço para um sentimento de superioridade e competitividade exagerada, levando aos casos de violência. Como solucionar esse impasse? Já parou pra refletir sobre? Então sugerimos que você pesquise dados a respeito e pratique o tema, ele é bastante relevante para cair na redação do Enem 2019.

Pratique o tema e tenha bons argumentos caso ele seja o escolhido no dia do exame. Acesse aqui

  • DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL

Esse possível tema teria como expectativa o aluno desenvolver um texto que discute os desafios para a educação da população indígena no Brasil, expondo os impasses enfrentados por essa população, com foco nas questões relativas à educação e propondo mudanças para que ela seja mais eficiente. A educação indígena deve ser pensada sempre de modo a respeitar as especificidades culturais e a preservar as tradições desses povos. Ela tem se tornado um tema cada vez mais relevante nos vários países que foram colonizados e onde ainda existem os habitantes originais. Por isso, esforços têm sido feitos de maneira a preservar a cultura desses indivíduos, mas, também, é necessário promover a sua integração à sociedade moderna. É um tema importante de se discutir e que achamos que pode está entre os possíveis temas da redação do Enem 2019.

Acesse aqui o tema e pratique sua redação treinando seus argumentos

  • A ALIMENTAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

A alimentação escolar é uma importante política estratégica para enfrentar um dos problemas sociais mais sérios,  relacionado à nutrição precária decorrente da má alimentação. O Brasil tem um programa muito legal e que serve de modelo para outras nações, que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Esse programa define parâmetros para uma alimentação saudável. Tem que lembrar que muitos estudantes tem como única refeição o que comem na escola. Mas, aí, entra o grande problema: desvio de verba destinada à merenda escolar. Um tema bem polêmico, que pode está entre os temas da redação do Enem.

Acesse o tema aqui e pratique sua escrita e seus argumentos

  • AS CONSEQUÊNCIAS DA PIRATARIA PARA A SOCIEDADE

Produtos falsificados geram milhões em prejuízo e violam os direitos de compra e venda no comércio brasileiro. Essa espécie de corrupção vai desde as coisas mais básicas, como um filme ou uma música que você baixa, até réplicas de jóias, relógios e sapatos de marca que podem, por exemplo, serem vendidos como originais. Imagina o prejuízo que isso pode causar. O assunto é pauta muito relevante e possível de cair na prova. Uma boa oportunidade pra você citar , são os novos recursos de venda de conteúdo no modelo streaming, como Netflix e Spotify.

Acesse o tema aqui e comece a treinar seus argumentos sobre o assunto.

Esses são apenas os cinco primeiros temas que estamos abordando, então treine todos e pesquise dados a respeito deles pra saber defender bem seus argumentos caso um dos assuntos seja o escolhido para a prova desse ano. Não deixe de treinar sua escrita e argumentos. Bons estudos 🙂

Acesse os exemplos de Redações e não deixe de treinar

Vamos debater sobre?