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Enviada em: 15/10/2018

Na contemporaneidade, muitos países estudam os efeitos da publicidade infantil, com o objetivo de calcular o dano que ela tem causado às crianças. No Brasil, o tema é tratado sem a devida importância: não há muitos estudos relevantes sobre o assunto e existe somente a autorregulamentação.Assim, o público infantil fica a mercê de propagandas de cunho malicioso, que passam ideias para persuadi-las ao consumo.       Apesar de, no Brasil, existirem normas nas quais a publicidade deve se adequar, é importante dar uma atenção maior as propagandas dirigidas ao público infantil.Visto que estes são os consumidores do futuro, as crianças devem ser preparados pelos pais e escola, para receber as informações do mundo exterior e serem capazes de escolher o que comprar e se é realmente necessário comprar. Somente assim, formaremos cidadãos conscientes de suas responsabilidades.       Segundo a OMS, em uma análise a publicidade para crianças no mundo, grande parte dos países com alto índice de IDH, proíbem completamente propagandas que tem como alvo o público infantil e a pequena parcela restante não possui leis que tratam do assunto, inclusive o Brasil. Por isso, questões como “ somente a Conar está sendo suficiente para controlar e evitar abusos pela publicidade dirigida às crianças ? “ é posta em pauta.       Para avançar com o tema, é preciso que o Estado colete informações sobre os danos que a propaganda tem causado no público infantil e crie leis com base nesses dados, com o objetivo de proteger as crianças dos abusos cometidos pela indústria publicitária. Ainda, cabe mencionar, a necessidade de discutir o assunto nas escolas e outros locais públicos frequentados por crianças, em palestras conscientizadoras sobre os efeitos do consumismo.       Nesse modo, o Brasil, seguindo o exemplo dos outros países, combateria a publicidade infantil nociva e instruiria os futuros consumidores. Espera-se que, governantes, população e organizações especializadas encontrem uma solução conjunta para a preparação das crianças, para que compreendam o que está por trás da divulgação de produtos.