Materiais:
Enviada em: 14/03/2019

Durante o século XVIII, a Revolução Industrial proporcionou a ascensão do capitalismo. Tendo o consumo como uma de suas bases, ele proporcionou a curiosidade das industrias em desenvolver novos produtos que atinjam grandes públicos. Essa pratica é muito aplicada nos dias atuais. Com ela, o público infantil tem sido alcançado, gerando muitos questionamentos sobre o julgamento desse público sobre tais influencias.                                                                                                                                Eventualmente, é na infância que surge o interesse por informações, além disso, é nela que mais informações, novidades e aprendizados são oferecidos. Contudo, quando jovens seu poder de julgamento ainda não é concreto. Sendo essa uma grande preocupação quando falamos de publicidade infantil. Pois como diz no artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, publicidade direcionada ao público infantil é abusiva pois se aproveita da deficiência de julgamento da criança.                                Atualmente empresas multinacionais, como o McDonald’s, fazem o uso da linguagem lúdica em seus comercias, associam brinquedos com alimentos e personagem para atrair o público infantil. Estas publicidades envolvidas estimulam um padrão de alimentação não saudáveis e ainda o consumismo precoce. Estes fatos resultam em um aumento dos níveis de obesidade infantil, que segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2016, mais de 381 milhões de crianças e adolescentes estavam acima do peso ou obesas. Dessas, 41 milhões, tinham menos de 5 anos.                                Evidentemente, a televisão é um dos principais meios de comunicação, junto com a internet. Conforme dados da Pesquisa de Mídia Brasileira, em 2017, o consumo diário no Brasil chegou em média de 6 horas e 23 minutos. Com isso, podemos destacar o papel dos pais, que muitas vazes vão para o trabalho e a criança fica utilizando esses meios sem nenhuma restrição.                                Analisando os fatos mencionados, podemos observar que a publicidade infantil gera impactos significativos nas vidas das crianças. Com base nisso, o governo deve aplicar as leis já existentes, inibindo a utilização de personagens e figuras nos comerciais. Mas também a conscientização dos pais mediante a situação, pois a criança repete o que vê e o que lhe é ensinado. Da mesma forma que o desejo de compra só é concretizado com o dinheiro dos pais. Assim é importante que esses ensinem sobre o consumo para os filhos através de diálogos.