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Enviada em: 04/04/2019

Sabemos que, em nosso país, há tempos, observa-se a dificuldade em relação a diversos assuntos relacionados ao público infantil. Atualmente, muito se tem falado da publicidade infantil. A fácil manipulação midiática das crianças e as leis que regulamentam a mídia. É relevante abordar os efeitos que a mídia causa através do seu marketing bem planejado.        Observa-se me primeira instância, como o uso de marketing tem grande importância no assunto. Propagandas de jogos e brinquedos com crianças ou até mesmo personagens de desenhos animados, causam um incentivo descontrolado no público infantil. Ocorre que, segundo o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor), propagandas com público infantil desrespeitam o princípio de identificação, pois a criança não sabe analisar o que tem por trás da informação. Sendo assim, hipervulneráveis pelo marketing.        Em decorrência disso, em Abril de 2014, foi aprovada pelo Conanda uma resolução que considera abusiva toda propaganda direcionada ao público infantil e que utilize desenhos animados, personagens ou até mesmo trilhas sonoras infantis. Ainda defendem que a autorregulamentação pelo Conar seria uma forma de evitar abusos. Cabe reconhecer, que países como o Canadá e a Noruega já proibiram total uso de publicidade infantil, enquanto os Estados Unidos e o Brasil estão apenas na autorregulamentação.       Torna-se evidente que as crianças são facilmente manipuláveis pela mídia. Para reverter essa problemática, precisamos preparar as crianças para o mundo externo, as deixando cientes das reais necessidades. Cabe aos pais conscientizar as crianças, demonstrando a necessidade do jogo/brinquedo e muitas vezes, explicando que não há condições financeiras para pagar o mesmo.