Materiais:
Enviada em: 05/04/2019

No contexto atual, a publicidade infantil é uma pauta muito importante, pois há muita discussão sobre o que é e o que não é uma propaganda abusiva em elementos para convencer as crianças de comprar-se algum produto.              Em primeiro lugar, tem que se levar em conta a cultura de cada nação, tendo em vista que cada uma tem a sua forma de educação e formação de cidadãos. Pode-se citar os exemplos como Estados Unidos e China que são duas das principais potências industriais. No primeiro produz-se e consome-se muito, as crianças acabam sendo educadas em um sistema exageradamente forçado ao consumo, o que incentiva a ter sempre os produtos de última geração. O outro caso, a China, se leva em conta que é um país extremamente produtor e que está crescendo muito economicamente e como sociedade consumista, um exagerado crescimento que acaba incentivando também as futuras gerações ao consumo.             Além disso, o ponto de vista defendido é que tem o exagero da indústria de publicidade em tentar persuadir as crianças. Por certo que é uma produção de tecnologias cada vez mais convencendo as crianças de comprar novos produtos, como brinquedos e alimentos. Esse segundo exemplo sendo um problema sério. Como o exemplo do Mc Donalds, rede de restaurantes americana, que vende o Mc Lanche Feliz, totalmente focado nas crianças, que ao comprar esse lanche, acabam ganhando um brinquedo junto, estimulando muitas vezes as crianças a comprarem apenas para ter o brinquedo.        Diante do exposto, conclui-se que a indústria de publicidade infantil abusa dos elementos disponíveis para persuadir os jovens. Propõe-se que o governo brasileiro adote uma educação menos consumista, com uma conscientização e regulamentação da publicidade, através de projetos de leis mais severos, limitando as maneiras, como dar um produto de brinde pelo outro que realmente há intenção de vender, assim expondo a real ambição dessas empresas.