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Enviada em: 18/05/2019

A infância pode ser entendida como a fase da vida na qual os indivíduos ainda estão sob o processo de maturação psicológica e social, além de serem dependentes das relações estabelecidas no núcleo familiar. Nesse contexto, a presença de conteúdo midiático voltado à manipulação do público infantil no Brasil é extremamente nociva ao desenvolvimento desse grupo.Assim, torna-se evidente a necessidade de analisar as causas dessa problemática, seja pelo aspecto parental, seja pelo aspecto governamental.   Inicialmente, é válido reconhecer a desregulação familiar como agravante para a publicidade infantil. Acerca disso, ocasiona-se aplicar o pensamento de Durkheim sobre a família, no qual essa instituição seria responsável por iniciar o processo de socialização dos indivíduos. Nesse contexto, o distanciamento dos pais da sua função pode promover uma abertura das necessidades sociais do público infantil, que serão rapidamente atendidas pelo marketing. Consequentemente,  esses indivíduos serão formados a partir de uma lógica consumista e deturpada dos valores societários.   Além disso, a ineficácia do Poder Público em controlar o meio publicitário também pode ser apontada como causa da problemática. Nesse sentido, a ausência de uma legislação específica acerca da publicidade possibilita a indução do comportamento do público infantil. Tal fato pode ser observado quando as propagandas vinculam a imagem de um personagem animado, como o "Mickey Mouse", à divulgação de um produto alimentício, por exemplo. Dessa forma, torna-se visível a necessidade de elaborar mecanismos legais que impeçam abusos nesse tipo de marketing.  Fica evidente, portanto, que é preciso adotar medidas para combater e reduzir os impactos da publicidade no âmbito infantil. Logo, é imprescindível que o Poder Público, em consonância com a instituição familiar, promova a criação de campanhas educativas e de matérias escolares que ensinem as crianças a lidar com o marketing.  Outrossim, o Poder Público também deve estabelecer a criação de uma legislação e de órgãos fiscalizadores que coíbam praticas abusivas no meio publicitário.