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Enviada em: 06/08/2019

Uma das grandes ferramentas utilizadas na Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, foram as propagandas, objeto que foi capaz de manipular e persuadir a população alemã, através do seu repetido uso, fazendo que todos acreditassem no que fosse dito e mostrado ali. Na sociedade contemporânea, convém citarmos as propagandas voltadas para o público infantil, que possuem um poder de influência enorme sobre as crianças. Nesse contexto, convém analisarmos o objetivo de lucro por trás das propagandas e a exaltação ao consumismo desde cedo.  Em primeiro lugar, pode-se observar a posição vulnerável das crianças. As indústrias, para lucrarem, se aproveitam da falta de discernimento do público imaturo, lançando propagandas com seus personagens de histórias favoritos, usando cores vibrantes para uma fixação que incitam-nas ao consumo vertiginoso dos produtos. Em consequência disso, as crianças criam o hábito do consumismo, que pode prejudicá-las futuramente. De outro modo, o estímulo ao consumo tornou-se um fator primordial para a manutenção do lucro no sistema capitalista. De acordo com o Filósofo Karl Marx, para que esse incentivo ocorra, cria-se o fetiche sobre a mercadoria: constrói-se a ilusão de que a felicidade será alcançada a partir da compra do produto. Desse modo, as crianças ameaçam os pais dizendo que só serão felizes se obtiverem tal objeto, e os pais, para terem alívio, satisfazem os desejos de seus filhos.   Torna-se evidente, portanto, que medidas precisam ser tomadas para a problemática em questão. O Estado, em conjunto com o poder Legislativo, deve criar leis que estabeleçam um limite para os comerciais infantis, por meio de proibição parcial, determinando horários de transmissão das propagandas para certa faixa etária. Além disso, o uso de personagens de desenhos animados em campanhas publicitárias infantis deve ser proibido, para que não haja influencia no senso de consumo das crianças. Dessa maneira, o consumo desnecessário poderá ser combatido logo cedo nas próximas gerações.