Materiais:
Enviada em: 12/03/2017

O sistema de governo vigente na maioria dos países atualmente, estabelece como meta, o acúmulo de capitais. Esse objetivo se faz presente em vários setores da economia, como no comércio e na publicidade. Entretanto, algumas empresas extrapolam os limites em seus anúncios, e apelam para o público infantil, o qual é considerado mais manipulável que o restante, trazendo consequências prejudiciais ao mesmo.     Em relação à escolha das empresas pelo público infantil, podem se destacar várias causas para essa preferência. As crianças, em sua maioria, não possuem o senso crítico formado, além de estarem com o desenvolvimento intelectual em formação. Sendo assim, tornam-se facilmente influenciadas e são persuadidas por todo tipo de produto que lhes é oferecido, desde brinquedos, como bonecas e carrinhos, até alimentos gordurosos e pobres em nutrientes, como os fast-foods.     As consequências desse tipo de manipulação, podem ser irreversíveis: em diversos países, nota-se o aumento do número de crianças obesas. Além disso, podem apresentar problemas de erotização precoce, além de se tornarem extremamente manipuladoras. Com esses efeitos, os jovens do futuro, poderão se tornar indivíduos alienados e sem discernimento da realidade.     Por conseguinte, são necessárias ações governamentais e sociais para sanar o problema. O governo deve implementar leis que regulamentem as propagandas destinadas ao público infantil, evitando problemas futuros. A escola deve agir, por meio de projetos que busquem desenvolver o senso crítico dos alunos diante de diversos produtos que lhes são oferecidos. Os pais devem atuar veementemente durante o crescimento dos filhos, buscando construir cidadãos com discernimento e personalidade formados.