Materiais:
Enviada em: 14/08/2017

O meio influencia o homem   É possível afirmar que a publicidade infantil no Brasil tem se tornado um problema. Isso se evidencia tanto pelo excesso do número de propagandas veiculadas às crianças, como também o consumo desenfreado gerado por essa persuasão.   Em um primeiro plano, cabe destacar que os pequenos não têm poder de discernimento sobre o que elas precisam. Em geral, às propagandas se utilizam de músicas temáticas, personagens entre outros, para estimular à venda de um produto aos pequenos, esse sempre está em um grupo de crianças que parecem estar felizes, gerando à necessidade da compra para serem aceitas socialmente pelos amigos. Isso segundo Karl Marx, se chama fetichização por um produto.   Em um segundo plano, convém discutir sobre como se deve preparar um indivíduo para o consumo. Isso está diretamente ligado segundo a Constituição de 88 à educação, que visa preparar o cidadão para o ambiente social, profissional e consequentemente ao consumo consciente.   Dessa forma, portanto, medidas para se resolver o impasse devem ser tomadas. Os pais, que são a primeira base do senso crítico das crianças devem não somente negar à compra de um produto aos pequenos mais também ensinar que o mesmo deve apresentar uma real necessidade. Ademais, o Governo Federal deve intensificar a fiscalização quanto ao abuso do uso da propaganda para a faixa etária infantil. Sendo assim, criaremos indivíduos totalmente preparados para o futuro e quebraremos a concepção determinista onde o meio influência o homem, no caso a criança.