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Enviada em: 31/10/2017

Publicidade infantil: aceitável ou não?   Após a revolução industrial, a industrialização agilizou o processo de fabricação de produtos, criando uma maior capacidade de produção. Com isso, a oferta passou a ser maior do que a procura, levando a uma situação na qual era mais difícil vender os produtos e serviços do que fabricá-los e originando a chamada sociedade de consumo.    Com esse excesso de oferta, desenvolveram-se estratégias de 'marketing' agressivas, em busca do lucro, para induzir o consumo na população, até com a criação de falsas necessidades por produtos supérfluos. Tal como com adultos, a publicidade infantil, fazendo uso de uma linguagem atraente para crianças com trilhas sonoras, imagens coloridas e personagens famosos, também induz um desejo pelo consumo nelas, levantando o questionamento de que se tal prática seria aceitável.   Nesse sentido, o psicólogo suíço especialista no desenvolvimento infantil Jean Piaget afirmava que a educação era fundamental para a formação do intelecto e prevenir o colapso de nossa sociedade. Dessa forma, uma criança não seria capaz de fazer um julgamento do conteúdo das campanhas publicitárias a quais elas são expostas , por ainda não terem desenvolvimento seu intelecto e senso crítico pela educação. Além disso, os valores consumistas e materialistas estariam sendo ensinados para elas pela mídia, com uma associação entre a felicidade e a posse de um determinado produto.   Nessa perspectiva, o Congresso Nacional deve implantar leis que proíbam, similarmente a países como Noruega e o Canadá, ou, pelo menos, limitem a publicidade para crianças. Além disso, com a intenção de formação do senso crítico das crianças e de desenvolver a capacidade delas de julgar as propagandas as quais são expostas, deve ser incluindo, no currículo escolar, aulas específicas de leitura e interpretação de textos. Com essas medidas, espera-se a garantia de uma futura geração com senso critico e capaz de atuar para o desenvolvimento de uma sociedade livre, justa e igualitária