Materiais:
Enviada em: 31/03/2018

O capitalismo, a partir da globalização, proporcionou aos países um elevado desenvolvimento tecnológico, científico e econômico. Um exemplo que comprova essa realidade é a facilidade de se propagar informações através dos meios de comunicações de massa. Dessa forma as crianças são persuadidas pela mídia e acabam adquirindo um consumismo precoce. Diante disso,tornam-se passíveis de discussão a publicidade infantil no Brasil principalmente em relação à manipulação das propagandas nas TVs e a importância dos pais na vida dos filhos.     A divulgação, por meio de propagandas, de produtos infantis na TV acaba alienando as crianças devido às estratégias de venda com personagens animados ou até cores vibrantes que chamam atenção. Assim o público infantil passa a desejar a mercadoria. Um exemplo bem evidente são as propagandas dos lanches do McDonald's. Segundo o site jornalístico Blasting News Brasil a empresa é considerada a maior distribuidora de brinquedos do mundo, pelo menos 20% das vendas é do McLanche Feliz.    Outra causa da crescente influência da mídia na vida dos filhos é a ausência dos pais regulamentando o poder de compra. Assim,as crianças crescem sem limites se tornando futuros consumidores que compram apenas por desejar e não por necessitar dos produtos.A partir disso,constitui-se a cultura do “ser líquido”, termo cunhado por Zygmunt Bauman, que refere-se a tendência contemporânea de priorizar o “ter”, em oposição ao “ser”.Essa liquidez é um efeito colateral do consumo em massa que acentua a alienação.    Torna-se necessário, portanto, que o Ministério da Educação garanta que as escolas brasileiras tenham um ensino de qualidade trazendo especialistas como economistas e psiquiatras para fazerem palestras ou programações sociais, respectivamente para ensinar aos alunos e aos familiares como é importante o consumo consciente e para que eles não sejam alienados pela publicidade. Portanto, devem enfatizar a importância dos pais na vida dos filhos e propor algumas estratégias como ser firme diante da insistência dos meninos para adquirir novas mercadorias e levá-los para fazerem compras no mercado. Assim teriam base dos valores e saberiam o que de fato é necessário.