Materiais:
Enviada em: 18/06/2017

Conforme o relatório da FAO ( Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e da OMS (Organização Mundial da Saúde), o índice de sobrepeso tem crescido vertiginosamente entre a população adulta e infantil do país nos últimos quarenta anos. A complexidade do quadro se deve, sobretudo, a hábitos alimentares descompensados em razão da facilidade na aquisição de produtos com alto teor calórico, carência da prática de atividades e/ou exercícios físicos, cooperando para uma situação plena de sedentarismo.    No meio urbano, a busca por mobilidade, ou seja, em vista de obter tempo torna-se fator imprescindível numa longa jornada de trabalho,diante deste exposto, os brasileiros tem optado cada vez mais  por fazer suas refeições longe de seus lares, logo, abdicam do tradicional prato brasileiro combinado por feijão e arroz( ambos riquíssimos em nutrientes essenciais), por conseguinte, geram um consumo abundante em gorduras e açúcares.   A conduta alimentar brasileira vigente, tem mostrado o poderio do consumo de alimentos no molde das ditas "comidas rápidas", presentes na esfera mundial. Em contrapartida, essa política de consumo dispõe em considerável grau  numa perca da própria cultura culinária no que tange a sua proporção de conquista e êxito defronte aos consumidores,  concomitantemente, é fundamental a atenção de todos os núcleos político-sociais  a essa forma de consumo-capitalista que age inescrupulosamente.     Diante do quadro,a problemática indica um fato que não restringe  a um só espaço,ou seja,além do excessivo consumo de alimentos processados,a população brasileira em maior parte tem consumido produtos saturados de agrotóxicos,os quais,compõem substância estritamente danosa à saúde.    Torna-se evidente,portanto,a imprescindível atuação do Governo Federal em conjuntura com os Ministérios da Saúde na efetivação da campanha ''Brasil Saudável e Sustentável'',da Escola na promoção de projetos a fim de estimular a criticidade de consumo da população infantil diante de propagandas persuasivas de produtos alimentícios prejudiciais.