Enviada em: 21/02/2018

Após anos se passarem, vemos que a tradição regional e cultural alimentícia está se esvaindo, sendo assim as grandes indústrias de alimento estão preenchendo as lacunas. As empresas de alimento não são grandes vilãs , mas aproveitam a oportunidade para vender seus produtos, pois o consumidor ofereceu - se para comprar o que é oferecido por eles.  Considera - se que, o brasileiro sempre tem seu jeito de se expressar, sendo assim, com a alimentação não é diferente. O pais brasileiro  e sua cultura, oferece variados tipos de alimentos, que muda a cada região, sendo assim fica difícil montar um cardápio considerado saudável.  Pode - se observa que a taxa de pessoas obesas vem aumentando, seria isso um alarde para mudança imediata de hábitos? A resposta é sim, pois em um pais em que a população obesa aumenta, proporcionalmente os gastos com saúde publica também sobem, mais pessoas entram na fila à espera de cirurgias de auto risco, como a de redução de estomago. O comportamento alimentar varia de acordo com a classe social do individuo. Não se deve esperar que alguém de classe média baixa se preocupe em realizar exercícios diariamente, porém a classe mádia alta já se preocupa com esse tipo de atividade. Desta forma, a grande distância entre ambas classes da sociedade é considerável, pois o acesso a informação e escolaridade é maior para um e menor para o outro.       Esta problemática, é favorável à, desde já começar a mudança em cada personagem societário, através da informação, alfabetização e reeducação alimentar, começando pelas crianças, porquanto enquanto os párvulos estiverem advertidos a respeito deste assunto, os adultos futuros e atuais terão vida saudável e assim será possível resgatar tradições que estão paradas no tempo.