Enviada em: 22/02/2018

O comportamento alimentar de um povo exemplifica de forma objetiva seus hábitos, costumes e crenças. No mundo contemporâneo, no entanto, identificar algo subjetivo na alimentação diária de um indivíduo não é algo simples, uma vez que a globalização de uma forma geral impõe aspectos culturais estrangeiros, tais como os hábitos alimentares, sobre um país.  Tendo em vista tal panorama geopolítico, é possível aferir que o comportamento alimentar dos brasileiros vem sendo moldado por ideais estrangeiros, como os estadunidenses, o que corrobora para a construção de um estilo de vida pouco saudável e seguro. Ou seja, doenças como diabetes, colesterol e hipertensão se agravam com o ganho de peso, que tem por sua vez uma relação direta com o consumo de alimentos ultra processados, como os servidos nas redes de "fast food".   Além da influência internacional para o consumo de determinados alimentos, a praticidade oferecida por um alimento industrializado tem grande peso sobre a alimentação dos cidadãos brasileiros. É preciso, tendo em vista esses fatores, que haja uma reeducação alimentar na sociedade brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a rotina agitada dificilmente se alinha a uma alimentação balanceada. Tal reeducação pode ser promovida inicialmente pelas instituições escolares, ao inferirem, por exemplo, que apenas alimentos naturais ou de baixo teor calórico sejam consumidos por seus alunos enquanto estiverem dentro da escola.  Associado a reeducação alimentar, para manter uma alimentação saudável, é preciso que haja um engajamento governamental para o incentivo as atividades físicas, através da construção de um maior número de parques, juntamente com a melhora na segurança dos que já existem, construção de ciclovias (já que a maioria das cidades brasileiras não as possuem) e apoio financeiro aos projetos sociais baseados em atividades físicas (como judô, vôlei, futebol e etc). Somente unindo tais fatores mencionados é possível promover comportamentos alimentares saudáveis. Ainda, extrapolando a necessidade de uma reeducação alimentar, é preciso reconstruir os cânones culturais em voga atualmente, já que alguns alimentos passaram a adquirir (através principalmente do marketing midiático) uma aura especial que visa associá-los a uma situação financeira prospera. Essas associações