Enviada em: 21/03/2018

"Amo muito tudo isso". Fazendo jus ao slogan da rede de fast food Mc Donald's, o brasileiro rendeu-se e habituou-se às facilidades do consumo de alimentos industrializados e processados, assim sacrificando a possibilidade de se ter alimentações saudáveis em prol de uma vida corrida e sem tempo para "caprichos". A tecnologia, cada vez mais avançada, acaba sendo uma aliada das redes de fast food no que concerne perpetuar o péssimo hábito alimentar dos cidadãos brasileiros, assim como os fatores educação e capitalismo, que estão enraizados na cultura brasileira e precisam ser observados e questionados.       Desde o ensino primário, o brasileiro não é muito incentivado a um bom hábito alimentar e tende a se render aos apelos midiáticos de alimentos com influências questionáveis a saúde, resultando em consequências indesejáveis ao longo da vida, como a obesidade e doenças crônicas. Portanto, uma cultura de péssimo comportamento alimentar é formada e intensificada com os avanços tecnológicos, que permitem a interação com a sociedade sem a necessidade de deslocamento, gerando a inércia. Destarte, é necessário que o Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Saúde e empresas orientadas ao bem estar social comecem a focar mais em propagar informações nutricionais que não só orientem os brasileiros a se conscientizarem, mas também a consumirem alimentos naturais e saudáveis.       O capitalismo, em especial, é um fator prejudicial, pois lucra com a produção e venda de produtos mais fáceis de preparo e consumo. Apesar disso, ele pode fazer com que brasileiros, em especial as mulheres, sejam suscetíveis a uma alimentação mais saudável devido a um padrão de beleza imposto e comercializado, porém ainda faz vítimas em excesso, se aproveitando de uma sociedade mais acelerada e sem muito tempo a perder. Logo, seria uma excelente iniciativa que organizações, principalmente as responsáveis por meios de comunicação de massa, se aproveitassem de seus poderes de influência para fazer um Brasil mais "verde", se preocupando com o bem estar da população por meio de novos cardápios alimentares e criando uma reputação de maior responsabilidade sociocultural.     Então, é de suma importância que haja uma reconstrução cultural no que diz respeito ao comportamento alimentar dos cidadãos brasileiros, provocando uma grande mudança nos hábitos alimentares, seja por meio de palestras e atividades físicas organizadas em todas as esferas de ensino e no mercado de trabalho, ou através dos meios de comunicação, que possuem maior abrangência no país. Essas medidas serão os primeiros passos rumo a conquista de melhores hábitos de alimentação, influenciando as novas gerações e aumentando a qualidade e expectativa de vida das mesmas. Assim, os meios de produção seguirão a maré e serão parceiros de um Brasil mais saudável.