O impacto dos ultraprocessados no padrão alimentar brasileiro.

Envie sua redação para correção
    Com o advento da indústria alimentar, houve um aumento na alimentação fora de casa,e por conseguinte, um alargamento no consumo de ultraprocessados. Esse fator juntamente com a postura inconsequente de muitas empresas que trabalham no rumo da alimentação fez com que as pessoas abandonassem a ideia de terem uma dieta balanceada, o que acarretou na ampliação do índice de pessoas com obesidade, entre outras doenças. Sendo assim, é importante analisar os impactos da nutrição dos brasileiros para, por fim, melhorar os hábitos alimentares dos cidadãos.
      O Brasil e um país que se destaca na agricultura. Apesar dele ser conhecido como agroexportador, a alimentação dos brasileiros acaba por entrar em contraste com esse fator, já que acabou por se criar uma cultura que está caindo aos pedaços, com uma ampliação no número de pessoas estéreis e com doenças crônicas (diabetes, câncer, hipertensão, etc) e isso se deve principalmente a nutrição que a sociedade vem levando, como retratado no documentário "Escolhas Alimentares".
      Ademais, como descrito por Albert Einsten " não irá beneficiar a saúde humana e aumentar as chances de sobrevivência da vida na terra mais do que a evolução para uma dieta baseada em plantas". A falta de conhecimentos básicos sobre o sustento alimentar contribui progressivamente com o consumo indiscriminado de sódio, gorduras e açucares, que estão concentrados nos produtos industrializados. Os rótulos pouco compreensíveis e as propagandas manipuladoras auxilia na má gestão que o corpo social dispõe.
      Assim sendo, para o enfrentamento desse cenário, é emergente a necessidade da ampliação de ações que repercutam positivamente sobre a população. É imprescindível que o governo, por meio do Ministério da Saúde e com o apoio da mídia, faça campanhas que informem a sociedade sobre os riscos de uma má alimentação e os princípios da nutrição equilibrada, sendo distribuídos panfletos e cartazes com as informações pelas cidades. Dessa forma, o Brasil se encaminharia para a superação de um dos desafios atuais.