O impacto dos ultraprocessados no padrão alimentar brasileiro.

Envie sua redação para correção
    No programa de TV '' Quilos Mortais '', são contados casos de pessoas que lutam contra a morte por serem extremamente obesas, condição ocasionada pelo desequilíbrio alimentar em geral. De mesmo modo, no Brasil contemporâneo, os alimentos ultraprocessados vêm transformando radicalmente o padrão alimentar da sociedade pelo seu crescente consumo, que, como efeitos, trazem o aumento do índice de obesidade e, além disso, corroboram com o aumento de outras doenças.
           Em princípio, os ultraprocessados chamam atenção das pessoas por sua praticidade, sabor e até mesmo pelo baixo custo. Desse modo, analogamente à natureza, onde os insetos preferem se alimentar do néctar de flores mais coloridas e chamativas, na sociedade, as pessoas optam, também, por consumir cada vez mais os alimentos mais coloridos, açucarados e chamativos. Logo, tal hábito faz com que elas se tornem mais propensas a serem obesas, impactando tanto o padrão alimentar brasileiro quanto a saúde pública. 
         Ademais, o aumento de outras doenças, como a hipertensão e a diabetes, pelo consumo exacerbado de ultraprocessados, também afeta a população. Essas doenças ocorrem devido ao excesso de sal e açúcar que as indústrias alimentícias adicionam em seus produtos para o aumento do sabor e duração do prazo de validade. Logo, enquanto alimentos naturais se estragam mais rápido, as pessoas preferem comprar os que duram mais tempo. Assim sendo, tais fatos colaboram para a transformação do padrão alimentar brasileiro e, consequentemente, aumento de doenças.
          Portanto, é preciso modificar a realidade, conforme o que diz o jornalista George Shaw: '' o progresso é impossível sem mudança ''. Assim, é necessário que o Governo, em parceria com os ministérios da educação e saúde, estimule a sociedade, desde cedo, a uma alimentação equilibrada, isso se dará por meio de palestras em escolas e campanhas de ampla divulgação midiática. Nesse sentido, o intuito de tais ações é a atenuação dos impactos dos ultraprocessados na vida alimentar brasileira.