O impacto dos ultraprocessados no padrão alimentar brasileiro.

Envie sua redação para correção
    Segundo  a Organização Mundial De Saúde, as doenças crônicas não transmissíveis, são responsáveis  por 68% das 56 milhões de mortes em todo o mundo em 2012. Nesse contexto, o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados pelos brasileiros contribui para que essas doenças aumente no país. Diante disso, é necessário analisarmos tal quadro, intrinsecamente ligado a aspectos educacionais e econômicos.  
        Convém ressaltar, a princípio que, segundo Émile Durkheim, o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende . De maneira análoga ao pensamento do sociólogo muitas pessoas consumem alimentos industrializados sem a consciência de que esses possuem grandes quantidades de sódio, açúcar ingredientes que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças, como hipertensão, diabetes melito, obesidade, bem como doenças do coração. Á vista disso, fica claro que esse consumo pode causar diversos problemas de saúde para cidadãos que se alimentam desses produtos em alta quantidade.
         Ademais, as comidas industrializadas oferecerem  baixo custo e oferecem praticidade, uma vez que essas devido a grande quantidade de conservantes têm um prazo de validade maior, portanto, são vendidas com menor valor no mercado. Diante disso, a polução ocasionalmente tem mais acesso a esses produtos, pois a maior parte da sociedade brasileira é de baixa renda, além disso os alimentos orgânicos possem alto custo e nem todos podem compram, além do mais a rapidez para o preparo desse também contribui pra que cada vez mais pessoas acrescente esses alimentos de alto valor calórico na dieta. Isto posto, é evidente que com o acesso mais popular a esses alimentos  os dados divulgados pela OMS, sobre as mortes por doenças crônicas tende a aumentar no Brasil, devido ao consumo em grande quantidade de alimentos que ajudam contribuem para esse fator.
         Destarte, com o intuito de incentivar a sociedade a ter na dieta comidas mais naturais é mister que por meio de verbas governamentais o Ministério Da Educação e Cultura (MEC), crie campanhas nas redes sociais que alerte a população brasileira sobre a grande quantidade de conservantes, sódio,bem como açúcar que os produtos industrializados possuem,além de conscientizar sobre os riscos que a grande ingestão desses pode comprometer a saúde. Ainda é importante que o Governo ofereça redução nos impostos para produtores de alimentos orgânicos, uma vez que tornaria esses mais acessáveis para todos. Assim sendo, colaborando para que os cidadãos alimente-se com opções mais saudáveis, portanto reduzindo o número de doenças caudada por esse produtos industrializados.