A revolução industrial é definida pela transição do serviço manual para a produção feita por máquinas, fato que desencadeou o êxodo rural e o crescimento urbano desenfreado. A vida corrida nas metrópoles brasileiras e o fácil acesso dos alimentos ultraprocessados propicia uma alimentação inadequada, que causa doenças por seu consumo compulsivo. Segundo a pesquisa Datafolha, os jovens são os principais consumidores de produtos industrializados, a publicidade e a praticidade facilitam este cenário. O aumento da obesidade e diabetes é diretamente relacionado ao consumo destes alimentos. Em 2010 a OMS (organização mundial da saúde) recomendou a redução das propagandas publicitárias dos alimentos não saudáveis a crianças, pois elas são mais vulneráveis, um exemplo desta publicidade são as vendas casadas, na compra do Fast Food a criança ganha um brinquedo para colecionar. A realidade social é um dos fatores que levam ao vício alimentar, de acordo com o site Terra, uma pesquisa realizada com crianças de escolas públicas, mostrou que 95% dos estudantes que tinham sobrepeso e obesidade consumiam ultraprocessados. Torna-se evidente, portanto, que a publicidade alienante principalmente para crianças e jovens tem aumentado o consumo desregulado destes alimentos, é necessário que, o Ministério da Educação junto com o Ministério da saúde promovam campanhas de conscientização nas escolas e nas redes sociais, afim de incentivar o consumo de alimentos saudáveis e destacar as consequências dos ultraprocessados para o organismo, dessa forma a população desde a infância saberá a real importância de todos alimentos e estará apta a fazer escolhas conscientes.