Envie sua redação para correção
    Segundo o químico Antoine Lavoisier, "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Esse postulado é evidenciado no contexto alimentar de muitos brasileiros que, devido ao cotidiano turbulento, optam por modificar a alimentação, na qual os ultraprocessados ganham destaque. Isso ocorre por conta da sua praticidade e ao seu custo. Porém, as consequências a médio e longo prazo são notórias.
       Em primeiro lugar, é importante enfatizar que a comodidade que os ultraprocessados proporcionam é evidente. Com uma rotina de trabalho, estudos e trânsito, os indivíduos os escolhem pois são mais fáceis para preparar e transportar. Contudo, devido ao elevado número de sódio e conservantes, esses alimentos são extremamente prejudiciais à saúde. De acordo com um estudo realizado pela USP, a ingestão desses produtos acarreta um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, além do ganho de peso e diabetes.  Dessa forma, os impactos são seriamente negativos e perigosos.
       Somado a isso, o alto custo dos alimentos orgânicos favorece a escolha dos ultraprocessados. Apesar da demanda por produtos naturais ter aumentado nos últimos anos, isso não foi suficiente para diminuir o campo dos industrializados. Consequência disso é o aumento do preço daqueles devido à baixa escala de produção. O escritor Humberto Queiroz afirma que o indivíduo é o que come. Sendo assim, a sociedade brasileira, com a alimentação atual, apresentará altos índices de doenças associadas à uma má nutrição.
    
       Fica claro, portanto, que os impactos dos ultraprocessados são claros. Logo, para amenizar esses efeitos, faz-se necessário que o Estado, em parceria com a mídia, realize campanhas conscientizadoras, por meio dos canais televisivos, sobre a importância de uma alimentação saudável, a fim de que as pessoas mudem seus hábitos. Ademais, é importante que ONG's incentivem o consumo de alimentos orgânicos por meio do cultivo desses, com o objetivo de que a população utilize-os em larga escala. Espera-se que, com isso, a sociedade brasileira transforme seus hábitos alimentares como propôs Lavoisier.